Morte de militar acende alerta sobre iluminação de avenida da morte
Acionamento de dedo indicador seria a solução para o caso.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Acionamento de dedo indicador seria a solução para o caso.
A morte do militar do Exército Francisco Pereira Colraues, de 24 anos, ocorrida na noite desta quinta-feira acendeu a luz de alerta sobre antigo problema que afeta milhares de pessoas que transitam diariamente pela Avenida Guaicurus em Dourados. Francisco sofreu um acidente quando trafegava com uma moto Biz e ficou vários dias internado em estado grave no Hospital Santa Rita. Na madrugada do dia 4 de maio o militar teria perdido o controle da motocicleta sendo arremessado por trinta metros numa rotatória próxima à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, conforme informações da polícia.
A avenida que liga a cidade de Dourados aos campus das Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi duplicada e iluminada pelo Governo do Estado. As obras foram concluídas no ano passado, mas os problemas continuaram chegando ao ponto da via ganhar o nome de “Avenida da Morte”.
A falta de iluminação tem sido colocada como a grande causadora de acidentes com mortes na avenida que dá acesso também a dois quartéis do Exército, ao Aeroporto Francisco de Matos Pereira e aos distritos de Picadinha e Itahum.
O servidor público Franz Maciel Mendes, presidente da Comissão Pró-duplicação da Avenida Guaicurus afirmou que a responsabilidade pela iluminação pública da via vem sendo discutida na Justiça desde que as obras de duplicação foram entregues pelo Governo do Estado à Prefeitura de Dourados em outubro de 2015.
Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual recomendando a realização de reparos na rede de iluminação. A Prefeitura e o Governo do estado chegaram a um acordo sobre quem é o responsável pela manutenção da iluminação e agora resta apenas uma decisão judicial.
O presidente da Comissão afirmou que a iluminação da Avenida Guaicurus transformou-se numa “criança sem pai”. Nem Governo do Estado e muito menos a Prefeitura quiserem assumir a solução do problema. Conforme a ação civil pública o então prefeito Murilo Zauith (PSB) se negou a receber a obra do Governo do Estado que acabou entregando a iluminação à municipalidade através de oficio protocolado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).
Depois disso, segundo Franz Mendes 80% dos 12 quilômetros da Avenida Guaicurus ficou no escuro simplesmente por falta de manutenção da rede. Acontece que as empresas e demais consumidores de energia elétrica que estão pagando a taxa de iluminação pública, a camada COSIP. “Este dinheiro arrecadado aos cofres da Prefeitura seria suficiente para garantir os custos da manutenção da rede”, disse o presidente da Comissão.
Franz acrescentou que a cada mil metros existem um disjuntor que se desarma automaticamente quando há sobrecarga de energia elétrica. E a tal manutenção, segundo Franz consiste apenas em passar um eletricista e religar os disjuntores espalhados ao longo da avenida.
“Este pequeno detalhe que consiste apenas em por o dedo indicador num pino e religar a rede é o grande gargalo na manutenção da iluminação que pode ser a causadora dos acidentes”, finalizou o servidor.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Denunciante termina preso após ameaças e confusão no Jardim das Hortênsias
Segundo boletim de ocorrência, denunciante aparentava estar embriagado. Supostos agressores desacataram autoridades
Luis Henrique é eleito craque e Botafogo coloca cinco jogadores na seleção do campeonato
Atacante foi escolhido como melhor do Brasileirão, da Libertadores e tem sido convocado para a Seleção Brasileira
Bahia vence o Atlético-GO e volta à Copa Libertadores após 35 anos
Resultado garantiu a oitava colocação e uma vaga na Pré-Libertadores
Yuri Alberto e Memphis marcam, Corinthians supera o Grêmio e termina 2024 em alta
Apesar do jogo não ser decisico, partida foi tensa, com expulsões e animos acirrados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.