Prefeito disse que vai analisar

Motoristas de Campo Grande apoiam o projeto de lei recentemente aprovado pela Câmara Municipal, que proíbe multa aos motoristas que ‘furarem’ o sinal vermelho durante a madrugada. Vale lembrar, que caso lei seja sancionada pelo Prefeito Alcides Bernal (PP), medidas como ligar o ‘pisca alerta’ deverão ser tomadas para quem transitar pela cidade entre às 23h e 5h.

No trânsito da Capital, a reportagem encontrou quem já furava o sinal, e quem mesmo com medo de assaltos obedecia a sinalização. A autônoma Ana Lopes, de 45 anos, disse que com a lei, até quem não furava vai avançar no sinal vermelho. “Eu nunca fui multada, mas evito parar no período noturno, é muito perigoso. Agora com a lei até quem não furava sinal vai começar a furar”, disse.

Ao contrário de Ana, José Vitório, que trabalha como motorista há 40 anos, disse que mesmo sem multa não passará no sinal vermelho. “A gente nunca sabe o que outro motorista vai fazer. A gente não sabe da velocidade, então para nossa proteção é melhor esperar”, disse.

A professora Cláudia Silva, de 38 anos, é de Corumbá e disse que acostumada com a calmaria do interior prefere esperar o sinal abrir. O pafleteiro Roberto Aparecido, de 43 anos, disse que prefere aguardar por segurança no trânsito, mas sem a multa no período da madrugada se sente mais aliviado.

VOTAÇÃO

Durante o primeiro debate acerca do texto, no início da semana, os vereadores disseram que concordavam em liberar o sinal vermelho no trânsito de Campo Grande, contudo, pediram prudência àqueles que circularem pela cidade, nas madrugadas. 

Os legisladores querem que os motoristas acendam os faróis pisca quando transitarem em semáforos com sinais fechados, isto, é, no vermelho. Eles pediram ainda pressa na análise de Bernal, Ainda não se sabe quando o projeto será posto em prática, nem quais dias da semana ‘furar’ o sinal vermelho não acarretará mais em multas.

Consultado pelo Jornal Midiamax, o Prefeito Alcides Bernal disse “Ainda vou analisar”.

ATUALMENTE

Atualmente, avançar o sinal de parada obrigatória é infração gravíssima e tem como penalidade multa, conforme dispõe o art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 191, 54, a infração acarreta a perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor.