Iniciativa mundial 

O Projeto Maio Amarelo, iniciativa mundial que tem como objetivo diminuir as mortes causados por acidentes no trânsito, teve início nesta quinta-feira (28), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). A ação acontece em parceria entre a comissão de trânsito da OAB/MS, representantes de órgãos do governo, empresas, entidades de classes além de federações e sociedade civil.

Segundo o presidente da comissão, Fernando Larangeira, o projeto visa a segurança viária, envolvendo todos os segmentos que contribuíram para a formação do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT). “Uma iniciativa louvável para despertar na sociedade a importância de se seguir as regras do trânsito e evitar acidentes”, disse.

Algumas regras básicas, como o uso do cinto de segurança, não beber antes de dirigir e usar o capacete caso for pilotar motocicleta foram citadas pelo presidente da comissão de trânsito do Rotary, Eliezer Carvalho. “Todos sabemos as regras do trânsito, mas nas ruas percebemos ainda muitas infrações. Entrou no carro, precisa colocar o cinto de segurança, ainda que o destino seja perto. É preciso eliminar os fatores de risco”, salientou.

Segundo o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), muitas mortes podem ser evitadas se forem tomadas medidas necessárias de segurança. “A maioria das vezes, as tragédias podem não acontecer se tomadas as cautelas essenciais, daí a necessária conscientização da sociedade”, afirmou.

Durante todo o mês de maio, as entidades farão distribuição de folders, adesivagens e campanhas nos outdoors para chamar a atenção dos motoristas. Alguns carros destruídos já foram colocados nos canteiros centrais da cidade como parte da campanha.

Maio Amarelo – O Projeto é realizado mundialmente e estimula o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV. A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.