O consórcio CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda, responsável pela coleta de lixo em Campo Grande recebeu um laudo do MPT (Ministério Público do Trabalho), o laudo pericial, feito com base na inspeção realizada em 11 de julho, no lixão de Campo Grande. No documento também existem algumas recomendações.

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 579/2013, tem suas obrigações implementadas e orienta quanto ao descarte dos resíduos, a distância segura das máquinas e equipamentos que descarregam os recicláveis para prevenir acidentes. No procedimento foi observado que os trabalhadores ficam ao lado do caminhão, a menos de cinco metros (distância mínima).

Também foi destacado que os trabalhadores fazem o uso dos equipamentos de proteção individual, capuz para proteção do crânio e pescoço, bota e perneira, mas as luvas fornecidas não são do tamanho adequado, o que deve ser corrigido.

O encarregado operacional da Solurb, Gustavo Pitaluga, comprometeu-se a realizar a cobertura dos resíduos existentes com camadas de cascalho e terra para evitar riscos à saúde dos catadores, no local onde foi encontrado lixo hospitalar, durante a inspeção.

Visitas periódicas serão realizadas no local para verificar o cumprimento das medidas de controle e sistemas preventivos destinados a segurança e saúde dos trabalhadores.