Pelo menos sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma correria no estádio nacional de Abuja, onde acontecia um evento para a contratação de funcionários públicos.

“Aconteceu uma correria durante uma operação no estádio para contratar funcionários para os serviços de imigração. As vítimas foram levadas para o nacional”, afirmou o porta-voz do centro médico, Tayo Haastrup.

As autoridades não divulgaram um balanço oficial, mas um jornalista da AFP presente no hospital observou sete mortos e dezenas de feridos.

Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no local no momento do incidente, mas segundo testemunhas, apenas uma das entradas do estádio – que dispoõe de 60.000 lugares – foi aberta na manhã deste sábado para a operação de recrutamento do serviço de imigração.

A correria teria ocorrido no momento em que milhares de candidatos tentavam chegar ao meio do estádio.

Alguns feridos não puderam ser atendidos no hospital nacional por falta de lugar.

Os feridos “em situação estável serão enviados para outros hospitais para que nós possamos atender as inúmeras vítimas que ainda estão chegando”, declarou Haastrup.

O Partido Democrático Popular (PDP), do presidente Goodluck Jonathan, publicou um comunicado neste sábado, no qual diz já ter pedido investigações sobre o caso.

“Não faço ideia do número de pessoas que me pisaram”, contou Rosemary Ogida, uma das sobreviventes.

A jovem, que está consciente mas não consegue movimentar a perna esquerda, está preocupada em ter perdido seus documentos da universidade durante a correria.

A operação nacional de recrutamento de funcionários públicos lotou estádios em diversas cidades do país, levantando um debate sobre o desemprego na Nigéria.