Atacante com passagem pela seleção colombiana feminina de futebol, Yady Vanesa Fernández, 22 anos, teve a carreira abreviada após sofrer um grave acidente automobilístico enquanto passava férias no Equador. Ela foi atropelada e teve uma perna esquerda amputada. As informações são do jornal colombiano El Tiempo.

Yady morava desde os 10 anos nas Ilhas Canárias, na Espanha, e lá defendia o Unión Deportiva Achamán. O acidente aconteceu em 16 de fevereiro, quando ela e o primo viajavam de moto para a região costeira do Equador. O familiar da jogadora, um médico de 37 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com o jornal colombiano, o homem responsável pelo acidente é um suboficial das Forças Aéreas de Quito, que fugiu do local sem prestar socorro. Yady, que em 2011 foi pré-convocada para o Mundial feminino de futebol, teve a perna amputada um pouco acima da região do joelho. Ela está internada há 23 dias em Guayaquil e já foi submetida a duas cirurgias.

“Agora o que eu mais quero é levantar desta cama”, disse Yady, em entrevista à Caracol Radio. Assim que possível, ela pretende retornar à Espanha para dar continuidade ao tratamento, mas ainda não poderá utilizar uma prótese.