Site cria banco de dados e humaniza vítimas fatais de acidentes de trânsito em Campo Grande

O site mostra com estrelas no mapa das ruas da cidade, o exato local onde o acidente aconteceu e as histórias de vida de quem foi vítima

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O site mostra com estrelas no mapa das ruas da cidade, o exato local onde o acidente aconteceu e as histórias de vida de quem foi vítima

Praticamente todos os dias são publicadas notícias de alguma pessoa morta vítima de acidente de trânsito. São tantos os casos que infelizmente já se tornaram rotina noticiá-los. E foi pensando nisso, em como se passou a olhar os números e se esqueceu da vítima que a publicitária Val Reis lançou o site “Estrelas no Asfalto”. O site não mostra apenas quantas pessoas morreram no trânsito, mas quem foi a vítima, quem foi a pessoa que perdeu a vida no asfalto.

Val Reis conta que a ideia surgiu com o projeto do Placar da Vida que pintava as estrelas no asfalto de Campo Grande. O objetivo era lembrar os motoristas daqueles acidentes e evitar que outros acontecessem. O projeto foi abandonado no meio do ano passado, inclusive o blog que clipava notícias sobre acidentes e dava dicas de trânsito também deixou de funcionar.

Mas, foi a partir daí que a publicitária pensou em fazer o site. De maneira virtual ela colocou as estrelinhas de cada vítima no mapa de Campo Grande. “As pessoas que perdem a vida em acidente de trânsito, geralmente não passam de um número estatístico. O site “Estrela no Asfalto” veio para mudar esta realidade e humanizar esta vítima, que teve família e deixou muita saudade. Hoje não existe um local para pesquisar sobre os óbitos no trânsito. O site traz o nome da vítima, a data do óbito, fotos e história sobre a pessoa, além de falar um pouco do acidente. Extremamente útil. Além disso, permite a interatividade através do Facebook com a família e amigos, para que a história seja construída por quem conviveu com a vítima, e desta forma, preserva a sua memória”, afirma Val Reis.

Já no ar, o site mostra com estrelas no mapa das ruas da cidade, o exato local onde o acidente aconteceu. Clicando na estrelinha, abre um histórico do acidente, com algumas informações sobre a vítima, mostrando que ela não é apenas um número estatístico. Os acidentes estão registrados desde o dia 1⁰ de janeiro de 2012.

Além disso, o site possui dicas de trânsito e pretende ser um portal abrangente e bastante útil sobre o trânsito não somente em Campo Grande, mas em todo o Brasil. Pensando nisso, o sistema possui cadastros por cidade, facilitando que o mesmo trabalho seja feito em qualquer cidade do país. O projeto inédito pode servir para pesquisas e dados sobre o trânsito como um todo.

Em Campo Grande, conforme os dados pesquisados no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), na Polícia Civil, nos hospitais e em matérias publicadas na mídia pela publicitária, somente no ano passado, 125 pessoas morreram por causa de acidentes no trânsito. O que dá uma média de um morto a cada três dias.

Os números são diferentes do Detran, porque o departamento contabiliza apenas as vítimas mortas no local do acidente. Conforme o relatório anual do órgão em 2012 foram 55 vítimas fatais no trânsito.

O site está no endereço http://estrelanoasfalto.com.br/

Conteúdos relacionados