Gravações de chamadas feitas ao serviço telefônico de emergência 911 momentos depois do acidente aéreo de sábado em San Francisco revelam pânico e confusão, com passageiros descrevendo ferimentos graves e longas esperas por socorro.

A Patrulha Rodoviária da Califórnia divulgou na noite de quarta-feira 11 minutos de gravações dos momentos posteriores ao acidente com o Boeing 777 da companhia sul-coreana Asiana Airlines, que matou duas adolescentes chinesas e feriu mais de 180 outras pessoas.

“Nosso avião acaba de bater ao pousar”, disse um homem. O atendente pergunta em que pista ele estava. “Não sei a pista, saímos literalmente correndo do avião”, responde o passageiro.

Investigadores aéreos disseram que os tripulantes levaram 90 segundos até orientar os passageiros a sair, e que os veículos de socorro chegaram 30 segundos depois disso. Mas alguns chamados ao 911 revelam esperas muito maiores.

Uma mulher dizia que havia passado 20 a 30 minutos no chão sem ver uma ambulância. “Há pessoas deitadas na pista com ferimentos graves, ferimentos na cabeça. Estamos quase perdendo uma mulher aqui. Estamos tentando mantê-la viva … Nenhuma ambulância aqui na pista.”

Outra pessoa dizia ver uma mulher na pista “bastante queimada, muito gravemente na cabeça, e não sabemos o que fazer”. Uma terceira mulher dizia estar “nos arredores … no campo onde os aviões estão pousando”.