Um treino para a Copa Brasil de Motocross Freestyle terminou com uma péssima notícia, neste sábado. O piloto Henrique Balestrin, conhecido como “Zóio”, sofreu forte acidente durante a competição e está internado no Hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio de Janeiro. O estado do atleta é considerado grave e só ficou estável recentemente. Ele ainda ficará no Centro de Treinamento Intensivo (CTI) por pelo menos 48 horas.

Henrique sofreu uma série de problemas graves: ao errar a manobra backflip, ele se desequilibrou e lesionou três partes do corpo. No cérebro ele está com microlesões, que podem evoluir para edemas; no pulmão ele sofreu uma contusão; e houve ainda uma lesão na coluna cervical.

Dessa forma, o piloto teve que passar imediatamente por um processo neurocirúrgico, no qual foi implantado um cateter em sua cabeça. Com isso, os médicos poderão avaliar melhor se as microlesões vão piorar ou não. A contusão pulmonar também preocupa, por dificultar a respiração do paciente.

Natural de Sinop, no Mato Grosso, Henrique tem apenas 20 anos e ia participar da Copa Brasil de Motocross Freestyle neste domingo. Quem levou a melhor na fase classificatória deste sábado foi Wiley Fullmer, seguido pelos brasileiros Marcelo Simões Jonilson Silva. A final será realizada a partir das 9h30 (de Brasília), neste domingo.