Acidentes por choque elétrico diminuem

Números divulgado pela VIII Semana Nacional de Segurança, mostram que casos de acidente por choques elétricos é o menor dos últimos dez anos. Uma das ações que mais tem contribuído para este resultado é o trabalho de alerta, sobre o uso seguro e racional da energia, que as concessionárias levam às comunidades, seja de maneira pontual ou em campanhas de âmbito nacional como a Semana Nacional de Segurança.

Tradicionalmente essa ação é promovida no mês de agosto, quando a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica divulga as estatísticas anuais de acidentes por choque elétrico. Em Mato Grosso do Sul esse compromisso, que visa o bem estar da população, está sendo potencializado por um projeto que gerou conteúdo para o tema energia ser incluído nas disciplinas escolares.

A expectativa é formar cidadãos plenamente conscientes sobre o uso correto da energia e capazes de evitarem riscos de acidentes. Em 2012,por exemplo, o Brasil registrou 818 acidentes por contato com rede das concessionárias e instalações de energia elétrica que resultaram em 293 mortes. O número de acidentados e mortes representa uma redução em relação a 2011, quando foram registrados 856 e 315, respectivamente.

A contribuição da Enersul para diminuir cada vez mais esses números, vem por meio do projeto ABC da Energia, uma iniciativa pioneira que, neste ano de 2013, une a Prefeitura DAE Campo Grande, o Conselho de Conselho de Consumidores da Enersul e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul.

A parceria tem como finalidade promover o entendimento e a prática da cidadania, pela divulgação em todas as escolas da rede pública de material pedagógico sobre a utilização da energia elétrica de forma segura, econômica e sustentável, em termos de conservação e proteção, como enfatiza o diretor geral da concessionária Jerson Kelman: “A segurança precisa estar em primeiro lugar. Ao mesmo tempo em que zelamos pela qualidade dos serviços prestados à comunidade, queremos nossos colaboradores e todos os consumidores bem orientados sobre o uso seguro da energia e sem risco de acidente” destaca o diretor.

Nesta segunda edição, o projeto vai contemplar as escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande. São quase 100 unidades, onde o conteúdo do projeto será trabalhado com cerca de 60 mil alunos do ensino fundamental. As informações chegarão às crianças e adolescentes por meio dos coordenadores pedagógicos que receberão todo o conteúdo do ABC da Energia, em um seminário na Concessionária.

No evento, que compõe as atividades da Concessionária dentro dos compromissos da Semana Nacional de Segurança com Energia e que segue as orientações da Políticas de Responsabilidade Socioambiental da Empresa, os educadores vão assistir a palestras, realizar visitas guiadas nas áreas técnicas, tais como o Centro de Operação do Sistema e o Centro de Eficiência e Inovação, este último responsável por projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, bem como receber um kit com um diversificado e amplo conteúdo das campanhas sobre uso seguro e eficiente de energia, em formato de cartilhas, livros e vídeos, para ser multiplicado e aplicado como disciplina transversal nas escolas.

INCENTIVOS

Além de ser uma oportunidade de agregar novos conhecimentos, tanto para os Professores quanto para os alunos, esta ação alinhada com a Semana Nacional de Segurança com Energia, o ABC da Energia vai premiar, com uma câmera fotográfica digital, o melhor trabalho desenvolvido sobre o tema, em cada uma das escolas. Os critérios e a avaliação do material produzido pelos alunos serão definidos pela Secretaria Estadual de Educação.

Será mais uma oportunidade para estimular e revelar talentos, já que nesses trabalhos crianças e adolescentes poderão expressar o entendimento e a criatividade por meio de redação, desenho, artesanato, peça teatral e outros. O projeto ofertará, ainda, um computador portátil de última geração, para ser sorteado entre os coordenadores pedagógicos.

Será, também, mais uma maneira de reconhecer o empenho e a dedicação desses profissionais envolvidos nessa tarefa cidadã: o compromisso de usar a energia elétrica de forma segura, econômica e sustentável, visando garantir a disponibilidade e o conforto para as futuras gerações e para o planeta.