Desde ontem (16) a PRE (Policia Rodoviária Estadual) está em 12 cidades sul-mato-grossenses com a campanha ‘Carnaval, curta o de 2012 e não perca o de 2013’. O nome da campanha deste ano mostra a preocupação da PRE, reduzir o número de acidentes nas estradas e por conseqüência o número de mortes.

O comandante da PRE, major PM Jonildo, revela que este ano o número de acidentes em janeiro foi menor que no ano passado. A expectativa da PRE é que durante o carnaval os números também se reduzam.

Em janeiro de 2011, a PRE autuou 689 motoristas nas estradas do estado, no mesmo período de 2012 houve 605 autuações. O número de acidentes também reduziu, enquanto que em janeiro do ano passado houve 72 acidentes com oito mortes, neste ano foram 67, com seis mortes.

No carnaval passado, a PRE autuou 437 motoristas e atendeu 20 acidentes nas estradas, sendo dois com morte.

A PRE vai atuar nas estradas de Campo Grande, Sidrolândia, Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina, Amandina, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Bonito e Fátima do Sul.

Estratégias

Primeiramente, esclarece o comandante, a PRE está abordando os motoristas e orientando quanto aos cuidados na hora de pegar a estrada.

O comandante explica que eles estão dando dicas sobre revisão do veículo, uso de bebida alcoólica, cuidados com motociclistas e transporte correto das crianças.

Ele ainda frisou que quem for escolher beber não dirija. Segundo informações da PRE, 75 dos acidentes com vítimas fatais nas ruas e rodovias do país envolvem motorista alcoolizado.

Para controlar a velocidade a PRE vai usar radares nas estradas.

Dados

Em Mato Grosso do Sul, de cada 100 mil habitantes, 30,5 morrem em acidentes de trânsito por ano.

Do total de acidentes nas estradas de MS, 64% são causados por falhas humanas. Apenas 6% por causa de má conservação da via, e 30% por problemas mecânicos.