Os corpos de três dos cinco brasileiros mortos no acidente em Gainesville, na Flórida (EUA), no domingo (29), foram reconhecidos nesta terça (31) pelas autoridades norte-americanas. Nesta quarta (1) deve ter início a preparação para o traslado das vítimas. 

Parente das vítimas, Marcos de Farias afirmou que a expectativa da família é que a liberação oficial ocorra ainda esta semana e que os corpos cheguem a Goiânia, onde será realizado o enterro, no máximo até o final da próxima semana.

Segundo o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais do governo de Goiás, Elie Chidiac, os corpos dos goianos José Francisco do Carmo Júnior, 43, da esposa Adriana Ferreira Souza do Carmo, 39, e da filha Letícia Souza do Carmo, 17, foram reconhecidos visualmente pelos investigadores por meio das cópias dos passaportes.

Em entrevista do UOL, Chidiac disse que o governo de Goiás acionou o consulado brasileiro em Miami, que providenciou e encaminhou os documentos, via e-mail, às autoridades policiais de Atlanta (EUA) para a realização do reconhecimento oficial.

As outras duas vítimas, o também goiano Edson José do Carmo, 38, irmão de José, e a mulher de Edson, Rosélia Fagundes, 40, natural de Rondônia, haviam sido reconhecidos anteriormente por estarem com os documentos no momento do acidente.

Farias, que é casado com a irmã dos dois homens que morreram no acidente, disse que o traslado e o processo burocrático estão sendo custeados com o apoio da comunidade religiosa do Ministério Internacional da Restauração, em Atlanta, e do governo de Goiás. As notícias sobre o andamento do processo e o estado de saúde da sobrinha Lidiane Souza do Carmo, 15, que sobreviveu ao acidente, são repassadas aos familiares em Goiânia por um amigo dos brasileiros que mora nos Estados Unidos.

De acordo com Farias, a jovem, que foi transferida da unidade de terapia intensiva para um quarto, ainda não sabia da morte dos pais, mas os familiares e amigos em Atlanta estavam se preparando para informá-la sobre o ocorrido.

O acidente ocorreu na autoestrada I-75, em Gainesville, norte da Flórida, e envolveu pelo menos 12 automóveis e seis caminhões. Dez pessoas morreram e 18 ficaram feridas. As autoridades norte-americanas acreditam que o acidente foi provocado pela densa fumaça de um incêndio perto da rodovia somada ao efeito do denso nevoeiro no local.

Antes do acidente, as autoridades locais tinham fechado a estrada pela falta de visibilidade, mas a reabriram quando consideraram que as condições tinham melhorado.A família de brasileiros retornava para Atlanta de uma conferência evangélica em Orlando quando se envolveu nas colisões.