A capacitação composta por 30 horas/aula, distribuídas em teóricas e práticas, visa atender cerca de 2,5 mil mototaxistas e motofretistas somente na Capital. O curso foi criado a partir da resolução 350/2010/CONTRAN que institui o curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e em entrega de mercadorias (motofretistas) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

O curso é uma parceria entre Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e as inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (14) e terminam no dia 31 de março, por meio da internet na página www.detran.ms.gov.br – link educação/setor de cursos.

“Capacitar os mototaxistas e os motofretistas ou qualquer segmento da sociedade na prestação de serviços, sempre traz mais tranquilidade a população e diminui os riscos de acidentes, assim todos podem estar habilitados para exercer sua profissão. Qualificando-os poderão desempenhar melhor suas atividades”, disse o governador André Puccinelli durante lançamento do Curso Especializado para mototaxista e para motofretista.

Segundo a diretora de habilitação e Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Beth Félix, para obter o alvará o profissional terá que frequentar o curso.

“A categoria terá oportunidade receber sem custo algum esta capacitação, além de ser necessário ter participado do curso no momento da renovação do documento de habilitação. Se o profissional não tiver esta qualificação será impossibilitado de renovar sua permissão para atuar na área”, alertou a diretora.

A segurança dos profissionais e usuários de sistema são pontos fundamentais a serem abordados no treinamento para o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira. Ele lembra que há um ano vem negociando com o governador para poder realizar o curso sem custo para os profissionais e preparando as atividades a serem realizadas, atendendo 1.260 mototaxistas e 1.260 motofretistas.

“Desta forma poderemos garantir um treinamento de qualidade, já que estamos selecionando profissionais de conceito junto ao Detran para ministrar as aulas. Os participantes sairão desta capacitação bem formados para enfrentarem e melhorar seu desempenho, evitando acidentes no trânsito de Campo Grande”, pontua Santos Pereira.

Para o presidente do Sindicato dos Motoentregadores (SINPROMES/MS) Luis Carlos Escobar, que representa cerca de 2 mil profissionais, a capacitação veio em boa hora. “A categoria aprovou esta iniciativa e a possibilidade de tirar os trabalhadores que atuam na informalidade é melhor ainda”, reforçou o presidente.