Segundo notificação oficial do Sindicato para a Santa Casa de Bataguassu, falta de profisisonais cria situação de ‘risco grave’. No acidente com frigorífico, vítimas foram levadas para interior de SP.

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (Siemes) fez uma notificação a Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu (333 km de Campo Grande), e encaminhará uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina sobre a possível falta de médicos no hospital da cidade.

Isso estaria sobrecarregando os profissionais da enfermagem com risco de “erros graves”.

A reportagem entrou em contato com o hospital às 10h40 desta sexta-feira (3), mas não encontrou ninguém da diretoria ou outro responsável para falar sobre a denúncia. Segundo a atendente, todos estavam em horário de almoço.

“O Siems notificou a administração do hospital e solicitou uma reunião com urgência, uma vez que a falta de médico imputa responsabilidades à enfermagem que devido à fragilidade na relação de trabalho, para não correr o risco de responder por omissão de socorro ou para não negligenciar ajuda, acaba desenvolvendo atividades que não são de sua competência”, disse a presidente do sindicato, Helena Delgado.

A Santa Casa de Bataguassu é administrada por uma entidade beneficente sem fins lucrativos, administrada em esfera privada que recebe verbas públicas federais e municipais.

Nesta semana, o hospital recebeu vítimas do acidente ocorrido no frigorífico Marfrig onde teve funcionários vítimas fatais. Leias em matérias relacionadas.