No sábado (18), cinco dos sete acidentes ocorreram na MS 141, nos Kms 109, 110 e 111, com duas vítimas fatais

Estatísticas dos acidentes ocorridos nas estradas estaduais de Mato Grosso do Sul, durante a Operação Carnaval 2012, serão objetos de estudos da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), a serem encaminhados para engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Emprendimentos), com o intuito de tomar providências quanto aos trechos mais perigosos, segundo o Major Jonildo Theodoro de Oliveira.

“Neste sábado (18) nós registramos sete acidentes na MS 141, sendo que cinco destes ocorreram em Ivinhema, nos quilômetros 109, 110 e 111, com duas vítimas fatais. Acredito que a constatação não seja só uma coincidência e sim se tratar de um dos trechos mais perigosos. Ao realizar festas de carnaval, a prefeitura da cidade deveria alertar não só a Polícia Militar, mas também a PRE para aumentarmos o efetivo de fiscalização”, afirma o Major Jonildo.

Segundo o major, nove bases da PRE trabalharam durante a operação Carnaval 2012, com efetivo maior nas cidades de Bonito, Fátima do Sul e Rio Verde de Mato Grosso, por conta da concentração de pessoas nas festas da cidade. E os trechos mais requisitados são a MS 060, que dá acesso a cidades como Bonito, Bodoquena< Jardim e a BR-162, que entra na cidade de Ponta Porã.

Excessos e desobediência

“Nós autuamos nas estradas do Estado e em doze municípios, até o meio-dia desta terça-feira (21), 160 condutores. As abordagens são realizadas por amostragem e acredito que o principal problema ainda é o excesso de velocidade, de álcool e a desobediência a sinalização de trânsito”, explica o Major Jonildo.

Em 2011, durante a operação de carnaval, 20 acidentes foram registrados com duas vítimas fatais. Infelizmente, de acordo com o Major, as estatísticas subiram este ano e 27 acidentes já foram registrados com cinco vítimas fatais no Carnaval 2012.

Com relação a entorpecentes, o Major Jonildo explica que a Operação Fronteira, realizada nas rodovias uma semana antes do Carnaval serviu para coibir o tráfico de drogas nas estradas de MS. “Em 2011 apreendemos 60 quilos de cocaína e neste ano prendemos em flagrante seis pessoas, entre três adolescentes, com 310 quilos de maconha nas cidades de Paranaíba, Ponta Porã e Amambaí.

Com toda a família reunida, o eletrotécnico Júlio César de Lima, 40 anos, que saiu da região Sul do país com destino a Campo Verde (MT), afirma serem muito importantes e necessárias as fiscalizações da PRE. “Nós sentimos mais segurança para trafegar nas estradas, ainda mais que estamos com duas crianças no carro e viajamos a uma distância muito grande”, avalia Lima.