Um acidente acabou com o espetáculo de acrobacias aéreas realizado durante o Campeonato Nacional de Corridas Aéreas, nesta sexta-feira (16) nos EUA. Aproximadamente 8 mil pessoas assistiam ao show quando um piloto de 74 anos de idade perdeu o controle da aeronave e caiu próximo à plateia.

O evento acontece na cidade de Reno, no estado norte-americano de Nevada. Inicialmente agências de notícias chegaram a noticiar que o avião teria caído sobre o público, causando mais de 50 mortes. Mas, na verdade, o choque foi próximo a uma das arquibancadas.

Testemunhas disseram que o piloto perdeu o controle do avião no ar e tentou desviar o máximo possível dos espectadores. Até agora, além dele, mais duas mortes foram confirmadas pelas autoridades. Mais de 50 pessoas foram resgatadas com ferimentos e desse tottal, 15 estavam em estado grave com risco de morte.

Segundo as autoridades locais, não é possível determinar o número exato de feridos porque muitas pessoas levaram as vítimas aos hospitais em carros particulares.
 
Jimmy Leeward, de 74 anos, era um piloto experiente e conhecido no mundo das acrobacias. Ele já havia participado de inúmeras filmagens como dublê. De acordo com representantes do evento, Leeward estava com os exames médicos em dia e apto a voar.
 
A causa do acidente com o  P-51 Mustang, um avião da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ainda não foi esclarecida. Autoridades locais anunciaram a abertura de uma investigação para entender o que houve, já que o avião não apresentava indicações de problemas mecânicos.