A prevenção de acidentes na infância será o tema da palestra a ser proferida pelos acadêmicos do 6º ano de Medicina da Uniderp/Anhanguera Monize Mendonça, Luana de Souza e Isabella de Souza no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi). A atividade acontece nesta quarta-feira (13.04) a partir das 8 horas. A intenção é orientar as famílias para a criação de uma mentalidade de prevenção de acidentes e evitar suas conseqüências.

Direcionada aos pais, responsáveis e às próprias crianças e jovens participantes das atividades do Centro, a palestra destacará principalmente os cuidados que as famílias devem ter com os medicamentos que devem ser guardados em locais longe do acesso de crianças. Os acadêmicos vão apresentar também algumas recomendações em relação a prevenção de acidentes domésticos entre eles as quedas, queimaduras, choques e intoxicações.

Ao partir do pressuposto que crianças pequenas têm pouca ou nenhuma noção de perigo, os acadêmicos pretendem alertar os pais sobre as situações mais perigosas no ambiente doméstico e para a atenção redobrada com botões, tampas, tomadas elétricas, moedas, armas de fogo, facas que devem ser mantidos longe do acesso de crianças. No dia a dia, as quedas representam a maior causa de acidentes domésticos e o corrimão nas escadas, as grades nas janelas e portões aos acessos a escadas constituem barreiras fundamentais para evitar os acidentes.

Criado em 2005, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil atende atualmente cerca de 400 crianças e jovens com transtornos mentais. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) dispõe de assistência clínica especializada, realizada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador físico, farmacêutico e psicopedagoga.

O Capsi está localizado na travessa Ana Vani, nº 44, Jardim dos Estados