Em ação inédita, o governo federal lança, nesta segunda-feira (19), a Operação RodoVida. O objetivo é reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito com ações integradas entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), policias estaduais e agências de trânsito.
Diagnóstico realizado pela PRF mostra que 60 trechos de dez quilômetros de extensão respondem por 22% dos acidentes mais graves atendidos pela corporação (veja abaixo). É nesses 600 quilômetros de rodovias que as ações coordenadas pela PRF acontecerão entre 19 de dezembro e 27 de fevereiro de 2012.
Uma característica comum a todos esses pontos levou à integração das ações: em todos existe a confluência de vias estaduais ou municipais para as rodovias federais. Assim, a ação simultânea nas rodovias e vias de acesso vai aumentar a segurança e propiciar a redução dos acidentes.
A ação integrada da Operação RodoVida se dará por Blitzen simultâneas nas BRs, rodovias estaduais ou vias municipais nas proximidades dos pontos críticos. O foco estará no combate à embriaguez ao volante e na fiscalização de motocicletas. O primeiro por ser uma das principais causas de acidentes graves e o segundo por ser um veículo que vem se destacando em relação ao número de acidentes nos últimos anos. Em 2011, de janeiro a setembro, a PRF atendeu 25.437 acidentes com motociclistas, com 18.083 feridos leves, 8.166 feridos graves e 1621 óbitos.
Estima-se que o custo social dos acidentes nas rodovias federais este ano foi de R$ 7,9 bilhões (considerando o período de janeiro a setembro).
Campanha – O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), lança a campanha de conscientização sobre não dirigir depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.
Norteada pelo conceito “Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre”, a campanha mostra o sentimento de culpa de quem causa uma tragédia depois de dirigir sob o efeito do álcool.
As peças publicitárias chamam atenção também para o número de mortos e feridos graves em conseqüência dos acidentes relacionados à embriaguez.
Lista de pontos onde ocorrem acidentes mais graves
ID |
UF |
BR |
Km |
ACIDENTES |
Índice de Gravidade |
||
COM VÍTIMAS FATAIS |
COM VÍTIMAS FERIDAS |
SEM VÍTIMAS |
|||||
1 |
PA |
316 |
0-10 |
18 |
423 |
1.671 |
4236 |
2 |
SC |
101 |
200-210 |
17 |
476 |
980 |
3785 |
3 |
ES |
262 |
0-10 |
12 |
366 |
943 |
3073 |
4 |
ES |
101 |
260-270 |
18 |
273 |
930 |
2745 |
5 |
CE |
222 |
0-10 |
22 |
351 |
359 |
2664 |
6 |
SP |
116 |
220-230 |
22 |
289 |
555 |
2550 |
7 |
SC |
101 |
210-220 |
11 |
344 |
528 |
2523 |
8 |
GO |
40 |
0-10 |
22 |
264 |
389 |
2259 |
9 |
MG |
381 |
480-490 |
9 |
236 |
810 |
2215 |
10 |
PR |
376 |
170-180 |
7 |
293 |
532 |
2172 |
11 |
CE |
116 |
0-10 |
25 |
226 |
401 |
2156 |
12 |
MG |
381 |
490-500 |
16 |
206 |
715 |
2145 |
13 |
GO |
153 |
500-510 |
22 |
232 |
303 |
2013 |
14 |
SC |
282 |
0-10 |
8 |
245 |
549 |
1974 |
15 |
RJ |
116 |
170-180 |
16 |
150 |
794 |
1944 |
16 |
SC |
470 |
50-60 |
3 |
249 |
573 |
1893 |
17 |
SP |
116 |
210-220 |
15 |
212 |
439 |
1874 |
18 |
RS |
116 |
240-250 |
16 |
177 |
568 |
1853 |
19 |
PB |
230 |
20-30 |
15 |
214 |
356 |
1801 |
20 |
RS |
116 |
260-270 |
2 |
173 |
871 |
1786 |
21 |
RO |
319 |
20-30 |
4 |
229 |
501 |
1746 |
22 |
PE |
101 |
60-70 |
9 |
200 |
518 |
1743 |
23 |
RJ |
101 |
320-330 |
5 |
135 |
864 |
1664 |
24 |
PR |
476 |
120-130 |
5 |
220 |
401 |
1626 |
25 |
RS |
116 |
250-260 |
13 |
136 |
617 |
1622 |
26 |
RN |
101 |
90-100 |
4 |
140 |
780 |
1580 |
27 |
RN |
101 |
100-110 |
13 |
164 |
417 |
1562 |
28 |
PR |
476 |
130-140 |
6 |
179 |
463 |
1508 |
29 |
PE |
101 |
70-80 |
13 |
176 |
303 |
1508 |
30 |
PR |
376 |
180-190 |
10 |
202 |
224 |
1484 |
31 |
SP |
116 |
140-150 |
11 |
156 |
397 |
1452 |
32 |
BA |
324 |
610-620 |
21 |
106 |
388 |
1443 |
33 |
PB |
230 |
10-20 |
10 |
157 |
401 |
1436 |
34 |
PB |
230 |
30-40 |
10 |
156 |
394 |
1424 |
35 |
RJ |
40 |
120-130 |
10 |
108 |
616 |
1406 |
36 |
AL |
316 |
270-280 |
9 |
186 |
218 |
1373 |
37 |
RJ |
40 |
110-120 |
14 |
108 |
477 |
1367 |
38 |
PR |
376 |
660-670 |
7 |
119 |
577 |
1347 |
39 |
RJ |
116 |
160-170 |
13 |
99 |
473 |
1293 |
40 |
PE |
101 |
80-90 |
14 |
116 |
345 |
1275 |
41 |
PI |
343 |
340-350 |
14 |
127 |
288 |
1273 |
42 |
SC |
101 |
110-120 |
7 |
142 |
371 |
1256 |
43 |
SC |
470 |
60-70 |
11 |
146 |
219 |
1224 |
44 |
ES |
101 |
140-150 |
3 |
161 |
308 |
1188 |
45 |
SP |
116 |
270-280 |
15 |
116 |
225 |
1180 |
46 |
PR |
277 |
0-10 |
11 |
135 |
229 |
1179 |
47 |
PA |
316 |
10-20 |
10 |
126 |
286 |
1166 |
48 |
PR |
369 |
150-160 |
5 |
148 |
299 |
1164 |
49 |
SC |
101 |
190-200 |
3 |
171 |
227 |
1157 |
50 |
RO |
364 |
340-350 |
8 |
156 |
142 |
1122 |
51 |
PR |
277 |
720-730 |
5 |
161 |
189 |
1119 |
52 |
PR |
116 |
110-120 |
11 |
117 |
244 |
1104 |
53 |
RO |
364 |
710-720 |
5 |
151 |
224 |
1104 |
54 |
PI |
316 |
0-10 |
13 |
107 |
222 |
1082 |
55 |
SC |
101 |
140-150 |
5 |
145 |
223 |
1073 |
56 |
RJ |
101 |
310-320 |
12 |
98 |
272 |
1062 |
57 |
SC |
101 |
120-130 |
9 |
108 |
285 |
1050 |
58 |
SC |
280 |
50-60 |
3 |
158 |
178 |
1043 |
59 |
MG |
40 |
510-520 |
12 |
111 |
174 |
1029 |
60 |
PE |
101 |
50-60 |
13 |
91 |
247 |
1027 |
O índice de gravidade é baseado em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O índice define pesos para os acidentes (acidente sem vítima: 1 ponto; acidente com vítima: 5 pontos; acidente com óbito: 25 pontos).
Para o cálculo, multiplica-se o número de acidentes registrados no trecho pela pontuação de cada tipo. O somatório final é o índice de gravidade.