Em ação inédita, o governo federal lança, nesta segunda-feira (19), a Operação RodoVida. O objetivo é reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito com ações integradas entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), policias estaduais e agências de trânsito.

Diagnóstico realizado pela PRF mostra que 60 trechos de dez quilômetros de extensão respondem por 22% dos acidentes mais graves atendidos pela corporação (veja abaixo). É nesses 600 quilômetros de rodovias que as ações coordenadas pela PRF acontecerão entre 19 de dezembro e 27 de fevereiro de 2012.

Uma característica comum a todos esses pontos levou à integração das ações: em todos existe a confluência de vias estaduais ou municipais para as rodovias federais. Assim, a ação simultânea nas rodovias e vias de acesso vai aumentar a segurança e propiciar a redução dos acidentes.

A ação integrada da Operação RodoVida se dará por Blitzen simultâneas nas BRs, rodovias estaduais ou vias municipais nas proximidades dos pontos críticos. O foco estará no combate à embriaguez ao volante e na fiscalização de motocicletas. O primeiro por ser uma das principais causas de acidentes graves e o segundo por ser um veículo que vem se destacando em relação ao número de acidentes nos últimos anos. Em 2011, de janeiro a setembro, a PRF atendeu 25.437 acidentes com motociclistas, com 18.083 feridos leves, 8.166 feridos graves e 1621 óbitos.

Estima-se que o custo social dos acidentes nas rodovias federais este ano foi de R$ 7,9 bilhões (considerando o período de janeiro a setembro).

Campanha – O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), lança a campanha de conscientização sobre não dirigir depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.
 
Norteada pelo conceito “Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre”, a campanha mostra o sentimento de culpa de quem causa uma tragédia depois de dirigir sob o efeito do álcool.

As peças publicitárias chamam atenção também para o número de mortos e feridos graves em conseqüência dos acidentes relacionados à embriaguez.

Lista de pontos onde ocorrem acidentes mais graves

ID

UF

BR

Km

ACIDENTES

Índice de

Gravidade

COM VÍTIMAS FATAIS

COM VÍTIMAS FERIDAS

SEM VÍTIMAS

1

PA

316

0-10

18

423

1.671

4236

2

SC

101

200-210

17

476

980

3785

3

ES

262

0-10

12

366

943

3073

4

ES

101

260-270

18

273

930

2745

5

CE

222

0-10

22

351

359

2664

6

SP

116

220-230

22

289

555

2550

7

SC

101

210-220

11

344

528

2523

8

GO

40

0-10

22

264

389

2259

9

MG

381

480-490

9

236

810

2215

10

PR

376

170-180

7

293

532

2172

11

CE

116

0-10

25

226

401

2156

12

MG

381

490-500

16

206

715

2145

13

GO

153

500-510

22

232

303

2013

14

SC

282

0-10

8

245

549

1974

15

RJ

116

170-180

16

150

794

1944

16

SC

470

50-60

3

249

573

1893

17

SP

116

210-220

15

212

439

1874

18

RS

116

240-250

16

177

568

1853

19

PB

230

20-30

15

214

356

1801

20

RS

116

260-270

2

173

871

1786

21

RO

319

20-30

4

229

501

1746

22

PE

101

60-70

9

200

518

1743

23

RJ

101

320-330

5

135

864

1664

24

PR

476

120-130

5

220

401

1626

25

RS

116

250-260

13

136

617

1622

26

RN

101

90-100

4

140

780

1580

27

RN

101

100-110

13

164

417

1562

28

PR

476

130-140

6

179

463

1508

29

PE

101

70-80

13

176

303

1508

30

PR

376

180-190

10

202

224

1484

31

SP

116

140-150

11

156

397

1452

32

BA

324

610-620

21

106

388

1443

33

PB

230

10-20

10

157

401

1436

34

PB

230

30-40

10

156

394

1424

35

RJ

40

120-130

10

108

616

1406

36

AL

316

270-280

9

186

218

1373

37

RJ

40

110-120

14

108

477

1367

38

PR

376

660-670

7

119

577

1347

39

RJ

116

160-170

13

99

473

1293

40

PE

101

80-90

14

116

345

1275

41

PI

343

340-350

14

127

288

1273

42

SC

101

110-120

7

142

371

1256

43

SC

470

60-70

11

146

219

1224

44

ES

101

140-150

3

161

308

1188

45

SP

116

270-280

15

116

225

1180

46

PR

277

0-10

11

135

229

1179

47

PA

316

10-20

10

126

286

1166

48

PR

369

150-160

5

148

299

1164

49

SC

101

190-200

3

171

227

1157

50

RO

364

340-350

8

156

142

1122

51

PR

277

720-730

5

161

189

1119

52

PR

116

110-120

11

117

244

1104

53

RO

364

710-720

5

151

224

1104

54

PI

316

0-10

13

107

222

1082

55

SC

101

140-150

5

145

223

1073

56

RJ

101

310-320

12

98

272

1062

57

SC

101

120-130

9

108

285

1050

58

SC

280

50-60

3

158

178

1043

59

MG

40

510-520

12

111

174

1029

60

PE

101

50-60

13

91

247

1027

 

O índice de gravidade é baseado em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O índice define pesos para os acidentes (acidente sem vítima: 1 ponto; acidente com vítima: 5 pontos; acidente com óbito: 25 pontos).

Para o cálculo, multiplica-se o número de acidentes registrados no trecho pela pontuação de cada tipo. O somatório final é o índice de gravidade.