Acontece nesta quinta-feira (28), em Campo Grande, o “II Encontro de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, realizado pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS).

O evento, que é direcionado a profissionais da área de segurança, saúde e higiene do Trabalho e à sociedade em geral e pretende conscientizar da importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

Neste ano, os temas do encontro serão segurança no trabalho no ambiente rural e prevenção de acidentes na construção civil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, a cada ano, cerca de 2,3 milhões de pessoas morram por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou seja, cerca de 6.300 pessoas ao dia. É estimado, por outro lado, a ocorrência de 270 milhões de acidentes de trabalho não fatais e 160 milhões de casos novos de doenças profissionais.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as principais causas dos acidentes do trabalho são o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores, más condições no ambiente de trabalho e excesso de jornada.

Em Mato Grosso do Sul, dados da Superintendência Regional do Trabalho apontam que, no primeiro trimestre de 2011, foram registrados 8.272 casos de acidentes de trabalho; em 2010, no mesmo período, foram contabilizados 6.937, o que representa aumento de 19,24%.

Origem da homenagem – No dia 28 de abril, são homenageadas as vítimas de acidentes de trabalho, em razão de uma tragédia ocorrida nessa mesma data, no ano de 1969, em que a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais. Em todo o mundo, são realizadas campanhas com o intuito de conscientizar a população. No Brasil, a celebração foi instituída pela Lei nº 11.121/05 como o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.