O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) abre excepcionalmente nesta segunda de carnaval desde as 7h até as 12h. O Centro, instalado na avenida Fernando Corrêa da Costa com Padre João Cripa, em Campo Grande, registrou um bom movimento de doadores nesta manhã.

Os principais tipos sanguíneos em falta hoje são os A-, B-, O- e O+. A estudante Priscilla Rodrigues de Souza, 24, doadora há cinco anos fazia a doação quando apurada esta reportagem. Ela conta que doa durante esses anos para ajudar o próximo. “É época de carnaval, acontece muitos acidentes, muitas pessoas podem precisar”, diz.

Já o auxiliar de topografia, Rosinei Ximenes Meneses foi pela primeira vez ao Hemocentro fazer o ato nobre. “Na minha família todo mundo doa, meu pai, mãe e irmãos, tem muita gente que precisa”.

De acordo com o Hemosul, a média diária de doações é de 40 a 100 bolsas, o ideal seria 150 bolsas de sangue por dia. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas.

O Hemosul reabrirá na quinta-feira (10), com atendimento das 7 às 17 horas. Devido às festividades do carnaval, o Centro reforça a importância da doação e espera contar com a solidariedade dos doadores.

Nesse período cresce o número de acidentes e de ocorrências policiais e isso exige um banco de sangue capaz de atender os pacientes.