De janeiro a agosto de 2011 a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) registrou 5.578 acidentes de trânsito. Só em agosto foram registrados 735 acidentes, com sete mortes – a maioria das ocorrências estão relacionadas à falta de respeito no trânsito. “Os campo-grandenses não respeitam a sinalização, não obedecem o limite de velocidade das vias e dirigem desatentos”, comenta o comandante da Ciptran, tenente coronel Alírio Villasanti. Os dados fazem parte balanço divulgado mensalmente pela Companhia.

Neste ano a Companhia já registrou 4.212 acidentes com vitimas – sendo 4.175 não fatais e 37 acidentes fatais com 42 mortes. “O motorista deve valorizar a vida, agir de forma preventiva para evitar acidentes”, enfatiza Villasanti.

A grande parte das ocorrências tem o envolvimento de motociclistas. Dos mais de 5 mil acidentes, 3.653 envolvem motos e na maioria dos casos com morte. Considerado que são os principais causadores de acidente e as maiores vitimas, a Ciptran está direcionando as atividades da Semana Nacional do Trânsito para esses condutores.

“Estamos fazendo um trabalho direcionado aos motociclistas e aos jovens condutores entre 18 a 25 anos, pelo fato de serem os que mais se envolvem em acidentes e muitas vezes com vítima”, comentou o comandante.

Independente da idade e do veículo que conduz, o motorista deve agir de forma preventiva e redobrar a atenção. “Tanto motorista, motociclista quanto o pedestre devem se preocupar com a segurança dele e dos outros usuários na via, principalmente nos horários mais conturbardos. É necessário exercitar a solidariedade constantemente, ser cordial, respeitar ao próximo e respeitar a si mesmo”, argumenta Alírio Villasanti.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é uma campanha que acontece simultaneamente em todo país. As ações voltadas para a semana têm como tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

A semana de trânsito conta com palestras, seminário, blitz educativas e repressivas nas principais vias e outras ações relacionadas ao trânsito. O objetivo é conscientizar a população da responsabilidade que se tem ao dirigir. “O nosso objetivo é conscientizar e despertar a população para o tema, proporcionar reflexão da sociedade” explica o comandante. A campanha irá até o dia 14 de novembro.