Duas simulações de atendimentos foram realizadas pela 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá na área central da cidade, na manhã desta terça-feira, 28 de junho. As atividades integram as ações da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, que celebra, em 02 de julho, o Dia Nacional dos Bombeiros.

Na rua 13 de junho, em frente ao Banco do Brasil, os bombeiros simularam um acidente de trânsito, que teve uma criança como vítima. A rua ficou cheia de curiosos que paravam para acompanhar a simulação. Após o atropelamento simulado, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e enquanto os militares realizavam a imobilização da criança, o comandante do 3º GB tenente-coronel, Sidnei Ribeiro da Cruz, explicava o que estava sendo feito, desde a imobilização, até a atitude que a população deve tomar em caso de acidentes de trânsito.

“A primeira atitude é não mexer na vítima e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A população deve se atentar a não tentar socorrer, ou seja, tentar deslocar e até imobilizar por conta própria os acidentados, pois isso pode piorar o quadro da vítima”, explicou o tenente-coronel.

Quem passava pelo local se assustava e até começava a criar possíveis teorias para o que teria acontecido. “Assustei quando cheguei perto, pois vi uma criança deitada no chão e vários bombeiros em volta. Uma mulher que estava ao meu lado, disse que o menino estava atravessando a rua quando o veículo o pegou, mas depois um bombeiro nos falou que não era nada disso e que estava acontecendo a simulação de um socorro. Eu acreditei pois todos os dias ficamos sabendo de conhecidos que se acidentaram. Acidentes de trânsito se tornaram comuns aqui em Corumbá”, frisou a dona de casa Maria Luiza Souza, 54 anos.

Já no edifício Salim Kassar, em frente ao Jardim da Independência, o Corpo de Bombeiros simulou o socorro a uma vítima que estava presa num apartamento, pois o andar de baixo estava em chamas e o socorro teve que ser feito pelo lado de fora, com a necessidade de se escalar o prédio.

Acidentes de trânsito

Das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Corumbá, mais da metade é de vítimas de acidentes de trânsito. “Nas estatísticas do Corpo de Bombeiros de Corumbá, os acidentes de trânsito contabilizam 60% das ocorrências. As motocicletas são mais envolvidas em acidentes”, informou o comandante do 3º Grupamento.

Incêndios e efetivo

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Corumbá conta com 70 homens, sendo que destes, 17 ficam destacados em serviço no Aeroporto, os 53 restantes ficam no 3º Grupamento para atendimento à população.

“O efetivo atual do Corpo de Bombeiros de Corumbá tem conseguido suprir as necessidades da cidade. Porém, em épocas de estiagem, quando vários incêndios ocorrem, isso cria um déficit no efetivo, tornando esse número abaixo do necessário para atendimentos de praxe na cidade e nas áreas de incêndio”, disse ao Diário o tenente coronel Sidnei.

Na sexta-feira, 1º de julho, às 09h, no quartel da corporação, acontece a solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro.