A comunidade da região das Três Barras, área de passagem do gasoduto Bolívia-Brasil em Campo Grande, passou por uma capacitação de prevenção de acidentes que finalizou hoje (12) com um simulado de acidente com o gás natural. O curso formou voluntários que compõem o Núcleo de Defesa Civil (Nudec) da região. A capacitação da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) teve também a participação da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e polícias rodoviárias.

A simulação apresenta um possível acidente envolvendo um morador da região que perfura, por acidente, a tubulação do gás natural que passa na propriedade. De acordo com o gerente da regional Centro-Oeste da TBG, Kemal Vieira Jorge, as operações em casos de acidentes acontecem dentro de normas internacionais de segurança, por isso é importante capacitar a população que vive próximo ao curso do gasoduto para que saiba quais as ações corretas em casos de emergência.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a parceria entre os órgãos estaduais com a empresa TBG é importante porque capacita os moradores da região até a chegada do socorro dos bombeiros e primeiras ações de segurança da empresa responsável pelo gasoduto. “Também é importante fazer este simulado porque se houver falhas, elas podem ser corrigidas a partir deste trabalho de campo”, diz.

“Para nós é muito importante ter esta aproximação com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil porque certamente eles serão os primeiros a chegar em caso de acidente. Então é bom que a TBG mantenha este contato próximo com estes órgãos também para uma ação mais unificada de segurança”, ressalta Kemal, representando a TBG.

“Os bombeiros e a Defesa Civil já trabalham há mais de três anos com produtos considerados perigosos, por isso é sempre interessante participar deste tipo de capacitação envolvendo a comunidade”, afirma o coronel Ociel. De acordo com o comandante, 60 representantes da comunidade Três Barras foram capacitados no curso que tem 20 horas/aula. Entre as disciplinas oferecidas para os voluntários está atendimento pré-hospitalar, além de orientação sobre como proceder em emergências envolvendo o gasoduto.

“Como o gás natural é mais leve que o ar, a principal ação da comunidade é isolar a área, se afastar e acionar a empresa para a interrupção da passagem do gás pelo duto”, orienta Kemal. De acordo com o gerente regional, em Mato Grosso do Sul há um total de 717 quilômetros de duto de gás que atravessa o Estado.

Para o coordenador da Nudec Três Barras, Francisco de Assis Almeida, morador da região e voluntário da Defesa Civil, apesar de saber da segurança da implantação do gás nas propriedades, é bom participar de capacitações que orientam sobre ações de segurança. “Embora saibamos que é seguro, é importante saber como proceder se houver a perfuração por acidente do duto”, lembra.

“Como morador, estou bem orientado e preparado para proceder em acidentes”, diz o morador Evanildo Camargo Nemezis, que participou da formação.