Os representantes dos serviços que prestam atendimento às vítimas de acidentes de trânsito receberão um formulário que contêm os principais fatores de risco das colisões. Este formulário deve ser preenchido pelos agentes de trânsito no local em que ocorreu o acidente e pelos profissionais de saúde que prestaram atendimento às vítimas.

A distribuição e o treinamento sobre como deve ser preenchido este formulário são os objetivos da reunião que será realizada nessa quarta-feira (08/), a partir das 8 h, na Escola Municipal de Governo (Egov). Participarão do encontro representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Ciptran, do Samu, da equipe do pronto socorro da Santa Casa e do Corpo de Bombeiros Militar.

“Vamos analisar as informações dos formulários para definir quais são, realmente, as principais causas dos acidentes de trânsito. Qualificando melhor essas causas, podemos fazer uma intervenção mais efetiva e direta para aumentar a segurança no trânsito e diminuir os acidentes”, esclareceu Maria Sueli Nogueira, gerente técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde da Sesau.

No formulário constam dezessete fatores de risco para os acidentes. Entre essas causas estão dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, excesso de velocidade, imprudência, falar no celular ao volante, condições da via, não usar o cinto de segurança, uso inadequado ou a não utilização do capacete.