Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Foliões denunciam violência policial na dispersão do Carnaval em Corumbá

Foliões teriam sido impedidos de acessar área da praça de alimentação, causando ainda prejuízo aos comerciantes
Osvaldo Sato -
Jovens registraram b.o. e fizeram exame de corpo de delito (Foto: Arquivo pessoal)

O Carnaval de , tradicionalmente conhecido pela alegria e celebração cultural, foi marcado por denúncias de violência policial e relatos de prejuízos a ambulantes e comerciantes. Após os desfiles, foliões que desciam para a avenida, onde está localizada a praça de alimentação, teriam sido impedidos de acessar o local pela Polícia Militar, resultando em confrontos e relatos de agressões.

Marlon Vinícius, de 26 anos, e dois amigos denunciaram terem sido agredidos por um policial militar durante a dispersão de foliões na madrugada de domingo (2). O grupo relatou que tentava deixar a festa quando foi impedido de acessar uma via que levava ao local onde haviam estacionado o veículo.

Segundo Marlon, a equipe da Polícia Militar se aproximou para dispersar os foliões e, ao tentarem explicar que precisavam seguir pelo acesso ao Porto Geral para pegar o carro, foram barrados de forma ríspida. O jovem afirma que, apesar da abordagem truculenta, não houve desrespeito à equipe policial. No entanto, ao informar que registraria a ação com o celular, um dos policiais passou a agredir o grupo com um cassetete e ameaçou prendê-los.

Marlon relatou que o policial atingiu o celular em sua mão, derrubando-o no chão. Ao se abaixar para pegá-lo, foi golpeado na cabeça, resultando em um ferimento aberto e sangramento intenso. Seus amigos também relataram terem sido atingidos por cassetetes, ficando com hematomas pelo corpo.

Marlon Vinícius e seus amigos registraram boletim de ocorrência contra a ação policial e realizaram exame de corpo de delito.

Além das denúncias de agressão, há relatos de que comerciantes e ambulantes da Praça de Alimentação sofreram prejuízos devido à ação policial. Segundo relatos, a PM teria “mandado” bater nos foliões para impedir o acesso à avenida, resultando em um esvaziamento da área e perda de vendas para os comerciantes.

Posicionamento da Prefeitura

Após a repercussão dos casos, o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, manifestou-se nas redes sociais, afirmando que o Carnaval é uma festa de respeito e convivência, e que a prefeitura não tolera nenhum tipo de violência. Ele estendeu o apoio aos ambulantes e comerciantes da Praça de Alimentação, ressaltando a importância de celebrar com respeito, alegria e segurança.

“Não vamos aceitar qualquer tipo de excesso, seja contra trabalhadores do Carnaval ou foliões. Acertamos com o Comando Geral da PM e com o 6º BPM a flexibilização dos horários, para que todos possam pular o Carnaval com tranquilidade”, disse o prefeito.

Transita ainda na , um post atribuído ao Secretário Municipal de , Fernando Jorge Castro de Lucena, que teria sido publicado logo após os acontecimentos. Diz o post: “É, tem quem cumpre a lei e pensa na segurança e tranquilidade da maioria da população. Para aqueles que sempre estiveram à margem da lei, sinto muito, eu cheguei. Prazer!”. A autenticidade do post ainda não foi confirmada.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Corumbá e com a PMMS (Polícia Militar de MS), solicitando posicionamentos oficiais sobre os casos.

PMMS emite nota

Em resposta aos questionamentos da reportagem do Jornal Midiamax, a PMMS emitiu nota oficial, em que afirma que irá instaurar procedimento administrativo para apuração do caso.

Confira a íntegra da nota:

“A Polícia Militar do (PMMS) reafirma seu compromisso inabalável com a ética, o respeito e a integridade em todas as suas relações, seja público interno ou externo, salientando que não toleramos qualquer tipo de comportamento que viole nossos princípios e valores.

Em relação às imagens, nossa Corregedoria-Geral já está ciente dos fatos e providenciando a instauração do devido procedimento administrativo, bem como demais medidas necessárias para apuração e responsabilização do ocorrido.

Essa investigação interna irá apurar todas as circunstâncias e garantir que as medidas cabíveis sejam tomadas, tratando o assunto com a seriedade e a que a situação exige. Outras medidas administrativas poderão ser tomadas conforme o desenvolvimento das ações.

Reforçamos que todas as ações serão conduzidas de forma responsável e em conformidade com a legislação aplicável.

Ressaltamos que a PMMS não coaduna com qualquer comportamento inadequado por parte de seus integrantes, zelando sempre para prestar um serviço de qualidade à população, fator crucial para uma sociedade mais segura.”

Confira o vídeo:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Fluminense encaminha vaga na Sul-Americana, Vitória dependerá de si para ir aos playoffs

Mulher em situação de cárcere e abusos é resgatada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Botafogo leva susto, mas supera Estudiantes-ARG e depende só de si para avançar na Libertadores

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Agência reguladora informou que o ciclo 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras

Polícia

Adolescente é apreendida com dois quilos de skunk em ônibus na MS-156

Os militares realizavam bloqueio na MS-156

Cotidiano

Inspirado no Jubileu da Esperança, comunidade católica faz evento para jovens em Campo Grande

Oferecerá, através da música, dança, teatro, arte visual e outras expressões culturais

Brasil

Vídeo: bola de fogo é vista cruzando céu de Brasília

Possível ver o momento em que o objeto luminoso cruza o céu da cidade