O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a ‘Operação Rota 443′, após ameaça de vazamento de dados do sistema EDUWEB, utilizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande, onde dados de alunos acabaram sendo acessados. Uma pessoa foi presa.
Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o autor da invasão ao sistema educacional da Prefeitura de Campo Grande. Foram divulgados internamente e indevidamente dados de milhares de alunos da rede pública municipal.
A investigação apurou o acesso não autorizado ao sistema EDUWEB. O autor do crime teria extraído relatórios com dados como: nome completo, endereço, escola e condição de saúde de crianças e adolescentes. Com o acesso, ele passava a ameaçar a divulgação em redes sociais dos dados.
A polícia depois descobriu a publicação de links contendo os dados obtidos ilicitamente. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos que passarão por perícia técnica especializada. O material poderá esclarecer a dinâmica do crime, identificar possíveis coautores.
Após análise de registros técnicos, foi identificado o uso de VPN internacional, e-mails anônimos e perfis falsos para dificultar o rastreamento da autoria. No entanto, foi possível vincular parte das conexões a um endereço físico no interior de São Paulo, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, com apoio da Polícia Civil de São Paulo.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura para saber sobre as providências do vazamento de dados de alunos, mas até a publicação da matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Nome da operação
O nome da operação, “Rota 443”, faz referência à porta de comunicação segura (HTTPS) utilizada em conexões criptografadas na internet, simbolizando o caminho virtual protegido e encoberto utilizado pelo autor para ocultar sua identidade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.