Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia procura por mais de 23 mil prontuários médicos extraviados por servidoras alvo de operação

Mandados foram cumpridos no CAPS e na casa das servidoras
Thatiana Melo, Carol Leite -
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

A polícia através do Dracco (Departamento de Repressão à e ao ) procura por mais de 23 mil prontuários médicos extraviados por servidoras, que são alvo da Operação ‘S.O.S Caixa Preta’, deflagrada na manhã desta segunda-feira (7), em Campo Grande.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, só foram localizados até o momento cerca de 8 mil prontuários dos 23 mil que são procurados. “Nós já verificamos que existem de fato inconsistências nesses números dos atendimentos que remetem de 2009 até 2024 e temos outras diligências para fazer e a gente sabe do impacto que isso seria na vida desse paciente”, falou a delegada.

“Também havia fatos que remetiam à questão de manuseio dessa documentação. Por pessoas não autorizadas, havia quebra de sigilo funcional, bem como esse descarte feito de maneira irregular”, disse a delegada. Ainda é investigado por que as servidoras descartaram os prontuários. 

O diretor de auditoria do DenaSUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), Rafael Bruxellas, também participou da ação e explicou que a privacidade dos pacientes foi violada. A Prefeitura de em nota afirmou que a conduta das servidoras do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) será averiguada.

“O procedimento de auditoria tem três fases. Primeiro é uma fase que nós já realizamos, que é a fase do relatório analítico, que faz um levantamento de toda a documentação após a denúncia recebida. Então nós solicitamos um conjunto de documentos à Prefeitura Municipal, as unidades de saúde, com a relação dos prontuários eletrônicos de 2009 a 2024, alguns prontuários específicos que estavam especificados na denúncia, a relação dos prontuários físicos também, e aí fizemos um relatório analítico preliminar. Entregamos esse relatório à Prefeitura e agora a gente começa a fase em loco”, disse Bruxellas.

Ainda segundo a delegada, as servidoras não trabalham mais no CAPS por ‘motivos próprios’.

Destruição de prontuários médicos

A operação S.O.S Caixa Preta descobriu irregularidades na gestão, guarda e descarte de prontuários médicos no CAPS, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A investigação teve início em outubro de 2024 a partir de representação formal da Defensoria Pública do Estado de , por meio do NAS (Núcleo de Atenção à Saúde), que relatou a destruição sistemática de prontuários físicos de pacientes em tratamento psiquiátrico, documentos que devem ser preservados por, no mínimo, 20 anos, conforme legislação federal e municipal.

O objetivo era localizar documentos físicos, registros digitais, mídias e outros elementos de prova que confirmem a destruição de documentos médicos, eventual quebra de sigilo profissional e manipulação de sistemas informatizados. Entre os crimes investigados, portanto, estão destruição de documento público ou particular e quebra de sigilo funcional, sem prejuízo de outros ilícitos que eventualmente forem constatados durante a investigação criminal.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), esclarece que acompanha com total responsabilidade a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (7), e reitera que o foco da investigação diz respeito à conduta de servidoras da unidade, e não à atuação da gestão municipal.

A administração municipal considera fundamental o trabalho de órgãos de controle e investigação, e reafirma seu compromisso com a , a legalidade e a ética no serviço público. A Prefeitura não compactua com quaisquer irregularidades e está colaborando integralmente com as autoridades, inclusive com o fornecimento de documentos e informações solicitadas.

Desde que a situação chegou ao conhecimento da gestão, medidas internas foram adotadas com o objetivo de preservar a continuidade do atendimento e garantir a integridade dos serviços prestados no CAPS do Bairro Aero Rancho, que segue em funcionamento e com os atendimentos mantidos à população. Ressaltamos ainda que a apuração interna dos fatos será conduzida conforme os trâmites administrativos legais, caso se confirmem elementos que justifiquem a instauração de sindicância.

A Prefeitura de Campo Grande seguirá vigilante na defesa da lisura das práticas dentro do serviço público e reafirma que condutas individuais não representam o compromisso da administração com o cuidado, o respeito e a seriedade no atendimento à população.”

Nome da operação

O nome “Operação S.O.S Caixa Preta” simboliza o caráter emergencial da situação, evocando o “sinal de socorro” representado pela atuação da Defensoria Pública e dos órgãos de controle social, diante da violação de direitos fundamentais de pacientes vulneráveis. A expressão “caixa preta” remete à importância dos prontuários médicos como registros sigilosos e essenciais à verdade dos fatos e à continuidade do tratamento clínico — documentos esses que foram, conforme os indícios, destruídos ou ocultados sem qualquer respaldo legal, como se tentassem apagar parte da história de cada paciente.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
recurso Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação

TRF3 nega recurso da Paper Excellence e mantém proibição de transferência de ações da Eldorado

Chiquinho Brazão vai deixar presídio em Campo Grande para cumprir pena em casa

VÍDEO: Três semanas após caos, chuva alaga Avenida Guaicurus e deixa condutores ilhados

Polícia confirma vazamento de dados de alunos de Campo Grande após hacker invadir sistemas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Ex-atriz da Globo desaparecida em Minas Gerais é avó da atriz norte-americana Mia Goth

Últimas Notícias

Brasil

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Testemunhas dos réus podem ser indeferidas caso ministro veja que são "abonatórias"

MidiaMAIS

Maisa Silva recria meme com Silvio Santos em cena de ‘Garota do Momento’

Em cena de novela das seis, atriz fez alusão à meme de quando era criança

Cotidiano

Analistas tributários iniciam paralisação e declaração do Imposto de Renda pode ser afetada

As paralisações se devem à quebra de acordo por parte do Ministério de Gestão e Inovação

Brasil

Prefeita de Ituiutaba obtém medida protetiva contra André Janones por violência doméstica

Deputado federal teria ameaçado divulgar fotos íntimas da prefeita