Pular para o conteúdo
Polícia

Operação Dual: Ação na Nhanhá teve arma e 15 veículos apreendidos, além de 50 infrações de trânsito

Um morreu após atentar contra policiais
Mirian Machado -
Helicóptero durante operação na Vila Nhanhá, em Campo Grande (Reprodução)

A Operação Dual, deflagrada na noite de quinta-feira (30) na Vila Nhanhá, em Campo Grande, teve uma arma de fogo apreendida, além de 15 veículos removidos, um que havia sido furtado foi recuperado. Um morreu após atentar contra um dos policiais.

(Reprodução 10°BPM)

Teve ainda 50 autos de infração de trânsito, sete pessoas conduzidas para a delegacia, sendo dois por tráfico de drogas.

Um jovem, de 26 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O rapaz pilotava uma motocicleta quando foi abordado no cruzamento da Rua do Aquário com a Rua Eduardo Perez.

Durante a abordagem, foi realizada busca pessoal, quado foi localizado um revólver Cal. 32 com 6 munições intactas, na cintura.

Questionado, ele disse que era para sua proteção.

Outras quatro pessoas foram presas por tráfico de drogas, sendo três mulheres de 24, 32 e 54 anos, e um homem de 38 anos.

A ação contou com o apoio de policiais das unidades da PMMS subordinadas ao CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), CPE (Comando de Policiamento Especializado), CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) e com a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil, que reforçaram o efetivo para realização de blitz, abordagens e fiscalizações em locais considerados críticos.

Foram promovidas ações estratégicas para aumentar a sensação de segurança da população, prevenindo e coibindo atividades criminosas.

Ação e confronto na Nhanhá

Leonardo Diego Fagundes Lourenço, 35 anos, vulgo Buguinho, morreu após atentar contra policiais durante a operação na Vila Nhanhá, na noite de quinta-feira (30), em . Ele tinha mais de 100 passagens criminais e ainda foi condenado em abril do ano passado por homicídio.

Segundo apurado, policiais visualizaram um grupo que havia corrido para dentro de uma casa e um dos indivíduos jogou algo no chão. 

Outro se negou a obedecer à voz de abordagem e com uma faca teria partido para cima de um dos policiais. A agressão foi revidada com disparo e ele foi ferido. O foi acionado, mas ele morreu.

Detalhes da operação serão repassadas em coletiva de imprensa às 10h.

Leonardo tinha mais de 100 passagens criminais, ele inclusive foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por matar Eder Benites Calil, o ‘Magrão’, na Avenida das Bandeiras, em Campo Grande. O crime aconteceu na tarde do dia 19 de setembro de 2022.

Condenação e assassinato

A vítima foi esfaqueada por volta das 14 horas no cruzamento da Avenida das Bandeiras com a Rua Texaco, no Jóquei Clube, durante o uso de drogas. ‘Magrão’ correu pelas ruas pedindo socorro, mas morreu a alguns metros do local do crime.

O Conselho de Sentença condenou ‘Buguinho do Nha Nhá’ pelo crime de homicídio, cuja pena de 10 anos e 6 meses de reclusão deveria ser cumprida em regime fechado. 

O júri também considerou que Leonardo é multirreincidente, pois foi condenado duas vezes por furto qualificado, além de possuir antecedentes criminais, pois responde por uma tentativa de homicídio na 2ª Vara do Tribunal do Júri. Ele também responde por crimes de receptação e furto. 

‘Buguinho do Nha Nhá’, negou ter esfaqueado ‘Magrão’ até a morte. “Não conheço, nem fui eu que matei essa pessoa. Também não sei quem foi”, disse ao Plenário. Segundo relato do réu, estava em um supermercado na Avenida Manoel da Costa Lima, próximo à 5ª DP (Delegacia de Polícia), quando Magrão foi morto na Rua Texaco, próximo ao cruzamento com a Bandeiras.

Entretanto, o depoimento de Leonardo contradiz a versão apresentada ao Plenário pelo investigador do GOI (Grupo de Operações e Investigações), Alan Carlos da Silva. O investigador foi testemunha e contou que ‘Buguinho do Nha Nhá’ relatou que ele e ‘Magrão’ teriam discutido antes do homicídio, e que a vítima agrediu o autor a pedradas dias antes de ser morta.

Relembre o crime

Câmeras de segurança registraram o momento em que Eder Benites Calil, de 40 anos, cai e morre na frente de um Pet Shop, no cruzamento da Avenida das Bandeiras com a Rua Texaco, após receber golpes de faca.

Segundo a PM, ele teria brigado na quadra de cima e foi descendo a via até cair, como mostrado no vídeo. Nas redondezas do crime, a PMMS (Polícia Militar de ) recolheu duas pedras com sangue, uma faca torta e o tênis da vítima.

Conforme o Corpo de Bombeiros, equipe foi acionada ao local e encontrou o homem já sem vida, caído na calçada. Testemunhas contaram que não perceberam a vítima chegar ali, não ouviram gritaria ou pedidos de socorro, nem mesmo a fuga.

O homem foi encontrado já caído na calçada e não resistiu ao ferimento. Comerciantes da região disseram que nunca tinham visto o homem por ali. A suspeita é de que ele tenha descido a Avenida das Bandeiras e seguido pela Rua Texaco, onde caiu.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Últimas Notícias

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil