Mato Grosso do Sul registrou mais de 22 mil ocorrências de violência doméstica em 2024
As mulheres representam cerca de 91% das vítimas
Layane Costa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 2024, o Mato Grosso do Sul registrou 22.156 ocorrências relacionadas à violência doméstica. Em comparação com o ano de 2023, os números do Sigo Estatística, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), revelam uma redução de aproximadamente 2,45% nos registros.
Conforme os dados aos quais o Jornal Midiamax teve acesso, no ano de 2023, foram registradas 22.712 ocorrências relacionadas à violência doméstica. Ainda em 2023, o mês mais violento se tornou dezembro, com a soma de 2.122 casos. Já em 2024, foram registrados 2.114 casos em março, justamente no mês da mulher.
Perfil das vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul
Os dados do Sigo Estatísticas apontam que, em Mato Grosso do Sul, o principal alvo da violência doméstica são as mulheres. Isso porque, dos 22.156 casos registrados no ano passado, cerca de 20.230 foram contra mulheres, o que representa 91,3% das vítimas.
O perfil etário dessas vítimas é liderado por adultos, seguido de jovens, idosos e adolescentes.
Em novembro de 2024, o Jornal Midiamax noticiou um episódio atípico na Deam com casos de violência doméstica
Uma noite atípica na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) foi noticiada pelo Jornal Midiamax em 11 de novembro. Na ocasião, os atendimentos resultaram em mais de 12 horas de espera, devido à realização de mais de 30 oitivas, somente em Campo Grande naquela noite.
Na época, a equipe de reportagem ouviu pelo menos quatro vítimas. A delegada titular da Deam, Elaine Benicasa, informou que mais de 16 guarnições da Polícia Militar (PM) levaram vítimas de agressões para o local.
Ocorrências de estupro registradas em 2024
Os números do Sigo Estatísticas apontam que as ocorrências de estupro também apresentaram uma redução, um pouco mais significativa, em comparação com o ano de 2023. Isso porque, durante o ano passado, foram registrados 2.325 casos, enquanto em 2023 foram 2.847, o que mostra uma redução de aproximadamente 18,3%.
Em 2023 e 2024, o mês com maior registro de abusos foi o primeiro mês do ano, janeiro. Contudo, ao contrário da violência doméstica, o perfil das vítimas é composto por crianças. Os dados mostram que, dos 2.325 casos registrados, ao menos 1.068 envolvem crianças, seguidas por adolescentes. Porém, o perfil feminino continua sendo o predominante.
Auxiliar suspeita de estuprar criança em escola de alto padrão de Campo Grande
Em outubro, o Jornal Midiamax noticiou um caso no qual a DEPCA (Delegacia de Pronto Atendimento à Criança e ao Adolescente) investigava uma auxiliar de sala de uma escola de alto padrão em Campo Grande, acusada de estuprar uma menina de 5 anos.
A mãe da criança procurou a delegacia no dia 30 de setembro, após descobrir o crime. No dia 26 de setembro, a mãe percebeu que a criança estava com as partes íntimas vermelhas e inchadas, com sinais de inflamação. A menina chorava de dor e não deixou a mãe higienizá-la.
A criança foi ouvida em depoimento especial na delegacia, como também por uma psicóloga particular. Durante as sessões, a menina fazia desenhos de língua, beijos e de monstros. Para a psicóloga, a criança relatou que a professora havia secado suas partes íntimas com a boca.
Números e endereços importantes:
- 180 – Central de Atendimento à Mulher (Plataforma Mulher Segura);
- 190 – Caso você seja vítima de violência doméstica, ligue 190 (Polícia Militar) e denuncie;
- O Promuse atende pelo número (67) 99180-0542 (inclusive pela plataforma WhatsApp);
- 1ª Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) – Rua Brasília, s/n, Jardim Imá (Casa da Mulher Brasileira) – Telefone: (67) 4042-1324 / 1319;
- No CEAM os telefones para informações e agendamentos são 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Moradores voltam a denunciar incêndio em terreno baldio do Jardim Aeroporto: ‘de novo’
Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter as chamas
Jovem tem perna amputada após colisão entre moto e carreta na BR-163
No momento da colisão, a mulher estava dirigindo no sentido contrário
Funtrab disponibiliza 4.202 vagas em Mato Grosso do Sul, na segunda-feira
Campo Grande, Itaquiraí e Dourados são as cidades com maior número de vagas
‘Farra’ dos combustíveis em cidade de MS vira inquérito civil no MPMS
Gasto elevado com abastecimento virou alvo de investigação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.