Fernanda Rosa dos Santos, de 26 anos, foi presa pela DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) na tarde desta quarta-feira (23), em Campo Grande, pelo assassinato de Daniela Alencar Viegas.
A rival foi assassinada a facadas na Vila Nova Capital, em Campo Grande, em novembro de 2018. Daniela tinha 29 anos quando foi esfaqueada após uma briga em um bar.
Com as investigações, foi apurado que a vítima foi assassinada por quatro irmãs, sendo duas menores de idade. O crime foi motivado por uma discussão entre as envolvidas, que tinham inimizade, configurando motivo fútil.
Diante dos fatos, as irmãs foram levadas a júri popular, sendo que Fernanda foi condenada a 12 anos de prisão por ter fornecido a faca às menores e determinar que matassem Daniela. Já a irmã adolescente que desferiu as facadas foi condenada a 6 anos de internação por prazo indeterminado por ato infracional análogo a homicídio.
No entanto, como não cabe mais recurso sobre a condenação de Fernanda, o Poder Judiciário expediu um mandado de prisão em desfavor dela. Assim, ela foi presa por volta das 13 horas desta quarta-feira (23) no Núcleo Habitacional Buriti.
Júri popular
Durante o julgamento de Fernanda no dia 19 de abril do ano passado, ela negou ter participado do crime e disse que apenas viu uma das irmãs, adolescente, agredir e ser agredida por Daniela em um bar na Rua Crispim.
A denúncia diz que Fernanda passou a faca para a irmã adolescente que desferiu os golpes. Em juízo, ela negou. Disse que foi até o bar acompanhada da menor para comprar refrigerante quando a vítima olhou com cara de nojo e a adolescente e Daniela começaram a briga.
“Uma mulher me tirou para fora do bar e fechou. Não me deu chance de separar a briga. Aí fui em casa chamar minhas irmãs para ajudar a separar”, alegou.
Depois, disse que não presenciou o golpe e não viu faca com a irmã, e só ficou sabendo da morte de Daniela no dia seguinte. “Minha irmã contou depois que ela deu as facadas”, lembrou.
As acusações foram divididas, já que das 4, duas eram adolescentes na época e uma das adolescentes é que desferiu as facadas que mataram Daniela. A adolescente foi condenada, enquanto outra menor absolvida e Viviane Rosa impronunciada.
Por fim, o Conselho de Sentença condenou Fernanda por homicídio qualificado, cuja pena de 12 anos deverá ser cumprida em regime fechado. Ela foi absolvida do crime de “corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la”, previsto no art. 244-B do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O crime
Daniele Alencar foi assassinada em um bar na Vila Nova Capital, na noite de 4 de novembro de 2018. Ela foi esfaqueada nas costas e axilas, sendo socorrida por um amigo e levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas. No entanto, Daniela morreu 10 minutos depois de chegar à unidade de saúde.
No dia seguinte ao assassinato, três irmãs se apresentaram à polícia e prestaram depoimento, sendo liberadas em seguida. À polícia, uma das adolescentes contou que foi até o bar onde estava Daniele quando teria começado uma discussão. A garota foi para casa e chamou as outras irmãs, que foram armadas com duas facas para o local.
Clientes que estavam no bar tentaram segurar as mulheres, mas só conseguiram deter duas, sendo que as outras duas entraram e esfaquearam Daniele.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***