Pular para o conteúdo
Polícia

Chefão do PCC que ostentava preso na fronteira com MS é transferido para máxima de SP

‘Tuta’ estava foragido desde 2020
Thatiana Melo -
‘Tuta’ estava foragido desde 2020

Marcos Roberto de Almeida, o ‘Tuta’, que estava foragido, vivendo tranquilamente em Santa Cruz de La Sierra, e preso no dia 18 de maio, sendo extraditado e entregue à PF (Polícia Federal), será transferido para um presídio de segurança máxima de .

‘Tuta’ estava foragido desde 2020 e vivendo na Bolívia. Ele teve a transferência autorizada no dia 1º de agosto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Marcos estava detido em um presídio de havia 3 meses.

Após a prisão de ‘Tuta’ outros membros do PCC ainda permanecem nas ruas. Os líderes são considerados substitutos de Marcos. Em Santa Cruz de La Sierra, ‘Tuta’ vivia tranquilamente até ser descoberto e capturado, sendo extraditado e levado para uma penitenciária federal. Ele estava foragido desde fevereiro de 2024. 

Patrick Uelinton Salomão, conhecido como ‘Forjado,’ e Pedro Luiz da Silva Soares, conhecido como ‘Chacal’, estão escondidos na Bolívia, na fronteira com Mato Grosso do Sul. Eles não têm mandados de prisão em aberto.

Já André de Oliveira Macedo, o ‘André do Rap’, e Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como ‘Mijão’, possuem mandados de prisão em aberto, sendo considerados foragidos, conforme falou o promotor do Gaeco de São Paulo, Lincoln Gakiya, a CNN.

Fazendas e restaurantes na Bolívia

A cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital) comprou fazendas, joias e abriu restaurantes na Bolívia, já que a sua posição geográfica e a dificuldade da entrada da polícia brasileira ajudam a esconder membros da facção que procuram o país para viver ‘livremente’. 

Mas por que a Bolívia se tornou refúgio de membros do PCC? O país tem criminosos especializados no ‘novo cangaço’ e no ‘domínio de cidades’. Os conhecidos mercenários ajudam no treinamento de criminosos recrutados pela facção. Criminosos na Bolívia chefiam a chamada “sintonia internacional”, e, de acordo com o Portal UOL, a comunicação entre os integrantes do núcleo era feita com celulares com chips habilitados em outros países e criptografia por aplicativo.

Alguns integrantes dos refugiados na Bolívia receberam duas missões da cúpula do PCC: matar autoridades públicas brasileiras e resgatar a liderança da facção criminosa recolhida em penitenciárias federais.

O PCC tramou o resgate de Marcola no país vizinho, e para isso, o treinamento seria para colocar em prática o audacioso plano de resgate em um presídio federal, indica investigação do MP de São Paulo com o auxílio de informações da PM, conforme o Portal UOL.

Sérgio Luiz de Freitas Filho, o ‘Mijão’, está na lista de Interpol. Apontado como uma das principais lideranças da facção nas ruas, ele seria o responsável por negociar importação e exportação de drogas do grupo. O criminoso foi condenado a oito anos e dois meses de prisão pela 1ª Vara Criminal de Ivinhema, em .

Na lista dos mais procurados do Brasil, André do Rap foi solto em 2020 pelo STF. Quando o Supremo reverteu a decisão, o traficante não foi mais encontrado. Considerado um dos maiores narcotraficantes do Brasil, ele se divide entre períodos na Bolívia e na África, administrando os negócios ilícitos da droga — segundo investigadores.

Banco Central de Fortaleza, em agosto de 2005, atualmente recolhido na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) trocou o PCC (Primeiro Comando da Capital) pelo CV (Comando Vermelho).

O maior a banco da história do Brasil completou 20 anos nesta madrugada. O crime teve repercussão mundial e virou minissérie documental da Netflix. Por ter planejado e liderado a ação, ‘Alemão’ ganhou à época prestígio entre os comparsas do PCC, com quem realizou outros roubos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atriz de A Usurpadora, Gaby Spanic confirma convite para A Fazenda: ‘Recebi’

Morre arquiteto Carlos Lemos, aos 100 anos, parceiro de Niemeyer em SP

‘Venda de íris’ continua proibida no Brasil após empresa tentar driblar veto da ANPD

Indiamara é sobrevivente de tentativa de feminicídio em MS que transformou dor em luta

Notícias mais lidas agora

Usina que operava sem licença com ‘aval’ do Imasul tem 15 dias para provar situação regular

Namorado torturou e matou pintor no Guanandi após ver resultado de exame médico

Duas crianças morrem picadas por escorpião em menos de três dias

VÍDEO: Incêndio florestal da França já queimou uma área maior que a cidade de Paris

Últimas Notícias

Transparência

Exploração e serviço do RU vai custar R$ 3,4 milhões para a UFMS

RU da UFMS serve almoço e janta e, recentemente, o campus Campo Grande integrou o café da manhã na lista

Política

VÍDEO: Camila Jara e Nikolas Ferreira protagonizam agressões na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Nikolas 'cotovelou' Camila que reagiu e o deputado caiu ao chão

Cotidiano

Acidentes com escorpiões crescem em MS e crianças são 60% dos casos graves

De janeiro de 2024 a julho de 2025, foram registrados 8.528 acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pais buscam respostas para racismo com aluna de 10 anos: ‘extremamente abalada’

Caso de racismo está sendo acompanhado pela Semed