Militar do Exército flagrado com granada furtada de batalhão para fazer fumaça em bloco de rua está entre as ocorrências registradas pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul durante a Operação Carnaval, em Campo Grande (MS). O patrulhamento especial teve início na sexta (28) e segue até o próximo final de semana, quando ocorre o “enterro dos ossos” na Capital.
De acordo com o coronel Emerson de Almeida, as cinco primeiras noites do reforço policial para monitoramento da folia foram “muito tranquilas” e “a cada ano, os foliões estão mais conscientes”. Segundo o comandante, apenas três ocorrências foram encaminhadas à delegacia, entre elas, a do militar de 20 anos que portava uma granada na Esplanada Ferroviária.
Equipe do Batalhão Choque percebeu que ele tentou esconder uma pochete e o prendeu na madrugada de sábado (1º) por furto e porte ilegal. Na entrevista, o rapaz confessou ter furtado o artefato do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, do qual é integrante, e levado o objeto para o Carnaval de rua.
O dispositivo era uma granada fumígena – que apenas solta fumaça-, sem explosivo, usada para sinalização e de uso exclusivo das Forças Armadas.

Balanço da Operação Carnaval
Além desta ocorrência, a polícia levou para a delegacia um homem flagrado comercializando drogas na Esplanada e outro visivelmente embriagado causando transtornos na região do evento.
Conforme o balanço, a Operação Carnaval registrou 433 recusas de bafômetro, 889 autos de infrações nas blitz, 112 veículos levados para o Detran-MS e 124 não habilitados.
Segundo a polícia, ao todo, durante os 5 dias de folia, 87 mil pessoas passaram pela Esplanada Ferroviária e cerca de 400 policiais fizeram patrulhamento no local por noite.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.