Pular para o conteúdo
Polícia

Amigo e vizinho de Vanessa Ricarte são ouvidos em primeira audiência sobre feminicídio

A próxima audiência acontecerá em 9 de maio
Jennifer Ribeiro, Layane Costa -
Caio Nascimento participou de 1ª audiência sobre o caso de feminicídio de Vanessa Ricarte (Layane Costa, Jornal Midiamax)

Durante a 1ª audiência sobre o feminicídio de Vanessa Ricarte, morta a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, duas testemunhas importantes para o caso foram ouvidas: o amigo que acompanhava a jornalista, e o vizinho, que também testemunhou o feminicídio. Ambos são considerados as principais testemunhas do crime e relataram o que vivenciaram em 11 de fevereiro.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o de defesa, Renato Franco, a primeira audiência foi bastante tranquila e em breve, outras testemunhas serão ouvidas. Caio Nascimento, que passará por um Tribunal do ao fim das audiências, não se manifestou nesta 1ª etapa. Renato explica que “primeiro se escutam as testemunhas da acusação, depois, as testemunhas de defesa. Por último, Caio se manifesta, porque o interrogatório é o último ato”.

Isso, segundo o advogado, ocorre para que o acusado saiba tudo o que tem sido apontado contra ele, para que depois possa apresentar sua versão de tudo o que ocorreu. A próxima audiência acontecerá em 9 de maio.

“A primeira audiência é aquela que as pessoas acreditam que já vai resolver alguma coisa, mas um processo dessa complexidade, precisa ser conduzido com calma”, pondera.

Músico vira réu

O músico foi denunciado e indiciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pelo crime de feminicídio. E, segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, o Poder Judiciário recebeu a denúncia no dia 19 de março. Após a denúncia recebida, Caio virou réu pelo feminicídio.

Áudios de Vanessa apontavam que a jornalista teria ido à Deam durante a madrugada do dia 12 para o registro do Boletim de Ocorrência, voltando na parte da tarde para buscar a medida protetiva. De acordo com o inquérito, todo o fluxograma da Lei Maria da Penha, da Cartilha das Diretrizes da Casa da Mulher, foi seguido.

Relatório da Deam

O relatório final da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) aponta as manipulações que Vanessa viveu por parte de Caio. A jornalista não dirigia o próprio carro havia meses, já que Caio estava ‘cuidando’ de sua segurança. “Ele colocou sua vítima em uma bolha de amor e ela começou a se afastar de tudo e de todos. Começou a se abrir menos do seu relacionamento com os amigos e familiares. Vanessa marcou o seu casamento sem contar para ninguém, porque Caio a manipulou”, diz o relatório.

Vanessa chegou a ter de prestar contas de seu dia a dia para Caio, que a controlava como forma de ‘amor’. O músico tinha um esboço da rotina completa da jornalista e ainda a rastreava, para saber onde ela estava.

O músico era quem nos últimos meses respondia às mensagens de Vanessa para os amigos da jornalista. “Ninguém entra em um relacionamento abusivo por vontade própria, pois na maioria das vezes começa aparentando ser o ‘amor da vida’ e muitos questionamentos surgem no sentido de ‘fulana é tão inteligente e bonita aceita estar em um relacionamento assim?’ Justamente porque começa com cara de grande amor. Porém, CAIO NUNCA AMOU VANESSA! Ele fazia com ela uma enxurrada de manipulações”, fala o relatório.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Além da DEAM, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.
https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2954.5541456789892!2d-54.66794392939349!3d-20.456274213014275!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x9486e6fd438203b9%3A0xe0d7f794224358c0!2sCasa%20da%20Mulher%20Brasileira!5e1!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1739630820273!5m2!1spt-BR!2sbr

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180, é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, , Jardim, NaviraíNova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e .

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tapete vermelho agita Nova York no Time 100 Gala 2025

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano

Poste vira ‘achados e perdidos’ de placas veiculares após chuva no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão em Alagoas

Últimas Notícias

Economia

Chile quer voos diretos de Campo Grande para atrair turistas a roteiros no país

Governo do Chile vê Aeroporto Internacional Campo Grande como ponto de partida para turistas que sigam para o norte do país. Fluxo de visitantes entre os países está em crescimento

Polícia

Segurança é encontrado morto em agência bancária no interior de MS

O segurança estava dentro do banheiro da agência

Brasil

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio

Desde dezembro do ano passado a bandeira tarifária permanecia verde

Política

Em comitiva com Lula, Dagoberto se despede do Papa: “momento de fé e respeito entre as nações”

Parlamentar integra a comitiva do presidente Lula