Um ano após assassinato com golpes de facão em fazenda, suspeito ainda não tem júri marcado

Criminoso desferiu dois golpes de facão no tórax de Lucas Nascimento Fernandes dos Santos

Lucas Caxito – 25/08/2024 – 08:20

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Montagem, Ilustrativa/Polícia Civil)

A poucos dias de completar um ano, um crime que marcou moradores da zona rural de Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, parece ainda não ter perspectiva de ser devidamente finalizado juridicamente. Isso porque, quase um ano após assassinato a golpes de facão, ocorrido na noite de 27 de agosto de 2023, o acusado José Otávio Cardena de Jesus fugiu e ainda não passou pelo Tribunal do Júri, que definirá a pena e sua culpabilidade no crime.

Lucas Nascimento Fernandes dos Santos foi encontrado morto dentro de uma propriedade localizada na região do Paiaguás, Pantanal de Corumbá, distante a cerca de 200 quilômetros da cidade. O corpo foi localizado com duas perfurações na região do tórax, em volta havia uma poça de sangue. Após se deparar com a cena trágica, o contador da fazenda acionou a PM (Polícia Militar).

O acusado é José Otávio Cardena de Jesus, que alegou ter agido em defesa do irmão. Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o criminoso foi tirar satisfação com a vítima após ela ter supostamente agredido seu irmão com socos no rosto e no peito, provocando lesões. Os homens então começaram a brigar, momento em que o criminoso pegou dois facões e desferiu dois golpes fatais em Lucas.

Denúncia

José recebeu denúncia pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em outubro de 2023. Segundo a investigação policial, o acusado cometeu o homicídio por motivo torpe. Além disso, o denunciado ceifou a vida da vítima por vingança, demonstrando “depravação de espírito”, conforme o texto. Ainda segundo o MP, o assassinato aconteceu mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Nesse sentido, a dinâmica dos golpes e a escolha do tórax como alvo não ofereceu qualquer possibilidade de defesa de Lucas. A vítima não possuía ainda razões para suspeitar que José o atacaria naquele momento. Assim, o texto o imputa pela prática do crime de homicídio qualificado.

‘Localização incerta e não sabida’

Contudo, segundo apurado pelo Jornal Midiamax nos autos do processo, José Otávio Cardena de Jesus fugiu da região rural de Corumbá e sua localização é incerta pelas autoridades. O acusado chegou a receber intimação para responder às acusações do MP, mas não foi localizado pelos oficiais de justiça.

A última tentativa de intimação ocorreu no dia 18 de junho de 2024. Contudo, como ele não estava nos endereços conhecidos, o Ministério Público Estadual registrou que o acusado “encontra-se em local incerto e não sabido, e por isso, se manifesta pela sua citação editalícia”.

Nesse sentido, ainda não há previsão de quando José Otávio Cardena de Jesus irá para julgamento no Tribunal do Júri.

Relembre o crime

Um homem de 35 anos foi preso em Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, depois de matar com golpes de facão Lucas Nascimento Fernandes dos Santos, de 24 anos. O crime aconteceu no domingo (27), sendo registrado na tarde de segunda-feira (28).

Informações são de que o autor teria ido até a fazenda para tirar satisfação de Lucas sobre uma briga em que envolvia o seu irmão, que acabou sendo agredido pela vítima. Quando os homens começaram a brigar, Lucas teria partido para cima do autor com uma faca.

O autor desarmou Lucas, foi até a cozinha e pegou o facão, desferindo dois golpes contra o tórax da vítima, que morreu no local, segundo o site Diário Corumbaense.

Após o crime, o autor ficou sentado em um banco do lado de fora esperando pela chegada da polícia. Ele foi preso e levado para a delegacia.

Conteúdos relacionados

imol
gol