A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Rota do Crime 5: Fênix, contra um grupo criminoso que transportava armas e drogas pela fronteira de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 12 mandados foram cumpridos. 

O grupo usava as estradas na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai para outras estradas em direção a outros estados. De acordo com as investigações, em menos de 1 ano, o grupo transportou 15 toneladas de maconha.

Segundo as investigações da PF, os criminosos escondiam a droga no meio da carga de ferro-velho e depois despachavam para todo o país. Foram cumpridos 12 mandados, sendo dois de prisão temporária e nove de busca e apreensão, em Ponta Porã, Artur Nogueira, em São Paulo, e Belo Horizonte, Minas Gerais.

Os presos, segundo a PF, são articuladores de esquema criminoso que contratava fretes por meio de serviço terceirizado para traficar drogas de Ponta Porã para outros estados do Brasil. O grupo está ligado à apreensão de 12 toneladas de maconha, em maio do ano passado, em uma rodovia de São Paulo, sendo o recorde de apreensão no estado.