A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Leafdown, contra o abuso sexual infantil. O órgão cumpriu mandados de busca e apreensão em 12 estados, entre eles Mato Grosso do Sul. Até o momento, 20 pessoas estão presas. 

Segundo a PF, foram cumpridos, ao todo, 39 mandados no país. No estado sul-mato-grossense, as agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município de Campo Grande. A investigação iniciou na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, que realizou a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line.

Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Além de Mato Grosso do Sul, a operação tem como alvos, criminosos em mais 11 estados. São eles: Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

O nome da ofensiva faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que adquirem material de abuso sexual infantojuvenil na internet.