Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia é acionada após denúncia de cárcere e maus-tratos em clínica terapêutica na Chácara dos Poderes

Pacientes estariam sendo mantidos à força no local, sem permissão de saída ou contato com familiares
Lívia Bezerra -
Prisão foi feita pela 3ª Delegacia de Polícia Civil. (Arquivo, Midiamax)

A Polícia Civil foi acionada na manhã desta sexta-feira (25) para apurar uma denúncia de cárcere privado e maus-tratos em uma clínica terapêutica, na Chácara dos Poderes, em

As autoridades foram acionadas pela da Saúde e do MNPCT (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura), que realizavam uma fiscalização na clínica e foram informados sobre alguns pacientes que estariam sendo mantidos a força no local, sem permissão de saída ou contato com familiares. 

Com isso, os pacientes foram questionados pela autoridade policial e manifestaram interesse em sair da comunidade, mas seria permitido a saída somente mediante assinatura de um termo, já que a família deveria ser comunicada da liberação. Além disso, era necessária manutenção de internos que estavam na clínica para cumprimento de decisão da Justiça.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Contudo, no momento em que a saída dos pacientes era organizada, alguns começaram a sair sem assinar o termo, já que os portões da clínica não ficavam trancados durante o dia. 

Logo, os policiais iniciaram diligências e foram até a da clínica com a perícia técnica e o representante do Conselho de Farmácia. Na ocasião, as equipes foram recebidas por uma enfermeira, que apresentou os medicamentos que ficavam separados em compartimentos destinados a cada paciente, de forma individualizada. 

Ao ser questionada pelas autoridades, a enfermeira disse que as medicações eram adquiridas mediante apresentação de receita prescrita pelo médico psiquiatra da clínica. Depois, os policiais viram tabelas com os nomes dos medicamentos e o controle de entrega aos internos, momento em que a enfermeira lhes apresentou os alvarás de funcionamento. 

Porém, quando questionada pelo Conselheiro de Farmácia sobre a existência de um farmacêutico na clínica, ela alegou que não tinha profissional no local por não existir a exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou Vigilância Sanitária. 

Em seguida, a equipe começou a analisar as condições do local e a perícia constatou que não havia meios que impossibilitassem a fuga ou saída dos pacientes da clínica. Inclusive, segundo o boletim de ocorrência, há relatos de fugas recentes.

Porém, diante das denúncias de cárcere privado, a polícia afirma que há maior tempo para que a denúncia seja apurada e comprovada devido à grande movimentação dos pacientes.

Proprietário da clínica terapêutica nega denúncia

No local, a polícia ouviu equipes da defensoria, do mecanismo, conselheiro e alguns internos e encaminhou o dono da clínica para a 3ª Delegacia de Polícia Civil. Na delegacia, ele negou as denúncias e afirmou que os pacientes permaneceriam no local voluntariamente.

Interrogado sobre mantê-los a força na comunidade, o proprietário disse que há uma espécie de resgate, mediante pagamento da família, onde uma equipe de médico, enfermeiro, motorista e segurança vão até a casa indicada. Na residência, eles apresentam a proposta da clínica, com aprovação do internando, que assina um termo.

O caso foi registrado como e cárcere privado e maus-tratos.

A reportagem do Jornal Midiamax acionou a clínica acerca dos fatos registrados em boletim de ocorrência e aguarda um posicionamento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Bebê nasceu em fevereiro de 2025, na Maternidade Cândido Mariano

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued

Polícia

Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

A vítima teve a conta bancária zerada pelos golpistas que estavam em Campo Grande

Cotidiano

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

O estado com maior número de inscritos é São Paulo, com mais de 750 mil inscrições