Um plano de fuga envolvendo nove detentos em presídio de Pedro Juan Caballero – distrito de fronteira com o município sul-mato-grossense de Ponta Porã – foi descoberto pela polícia e criminosos foram transferidos à outras unidades na manhã deste sábado (10). Agentes da Polícia Nacional do Paraguai comandaram a ação.

Segundo informações do site paraguaio ABC Color, a suspeita do plano chegou após denúncia anônima. Durante o trabalho investigativo, a equipe policial constatou e apreendeu explosivos caseiros dentro das celas. Além disso, os agentes também recolheram diversas facas e cápsulas de pistola.

Segundo Ignacio Muñoz, comissário da Polícia Nacional de Amambay, os criminosos fabricaram bombas com fósforos, pregos e outros elementos que facilitavam a combustão. O recipiente escolhido foi um frasco de perfume em formato de romã. Após a apreensão, a equipe policial detonou o artefato de maneira segura.

Buscas

Durante a ocorrência, os agentes realizaram buscas em dois pavilhões do presídio. Um deles, encontram-se integrantes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Na vistoria, os policiais também apreenderam aparelhos celulares e uma de luva acoplada com barras de ferro.