Polícia Civil deflagra operação contra ‘gatos’ de energia e oito suspeitos são detidos em Terenos

Entre os detidos, cinco foram presos em flagrante por furto e estelionato

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução, PC)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), uma operação de combate contra furto e fraudes em medidores de energia elétrica no município de Terenos, a 28 quilômetros de Campo Grande. A ação contou com 10 policiais e apoio de 15 equipes técnicas de uma concessionária de energia.

Após investigações subsidiadas com dados da empresa de energia, os agentes constataram divergências de informações sobre o consumo de energia em locais do município. Assim, toda a equipe envolvida realizou fiscalizações e confirmou o crime. Ao todo, os policiais mapearam 29 pontos da cidade.

Durante a ofensiva, a equipe conduziu oito suspeitos à Delegacia de Polícia Civil, sendo cinco presos em flagrante por furto e estelionato. Além disso, os policiais capturaram outro suspeito em razão da constatação de um mandado de prisão em aberto.

Gato de energia é crime

A Polícia Civil enfatiza que o desvio de energia, conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato. Os delitos estão previstos respectivamente nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal brasileiro.

Em caso de condenação, o criminoso pode cumprir até 8 anos de reclusão. Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

A população pode denunciar pelo telefone: 0800 722 7272.