Piloto verificava condições de navegabilidade de aeronave experimental antes de queda em MS
Duas pessoas morreram após a aeronave cair e explodir em Costa Rica
Thatiana Melo –
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O piloto Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, que estava na aeronave experimental Paradise prefixo PU ICL, estaria verificando as condições de navegabilidade, segundo a delegada do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), Ana Cláudia Medina.
De acordo com a delegada, ainda é cedo para apontar as causas da queda. “Estamos levantando tudo e analisando. Precisamos analisar todo o contexto e também executar outras diligências”, disse Medina. Morreram no acidente, o piloto paraguaio Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, e o funcionário de uma fazenda, Elison de Jesus Martines, de 40 anos.
A queda do avião experimental aconteceu em Costa Rica, a 384 quilômetros de Campo Grande, no sábado (31). O avião voou cerca de 40 minutos na área e acabou caindo. As equipes esperavam as peças do avião esfriarem para começarem os trabalhos de perícia.
Conforme relatos, antes da tragédia, o piloto havia tentado pousar o avião. No entanto, acabou arremetendo. Minutos depois da manobra, testemunhas afirmam que o condutor perdeu o comando e acabou caindo.
Imagens feitas de momentos após a queda mostram a aeronave em chamas, em meio ao pasto de uma propriedade rural às margens da MS-153. A fumaça que saiu do local pôde ser vista a quilômetros de distância.
O que é uma aeronave experimental
Aeronave experimental é um termo que se refere a aeronaves que não estão certificadas para uso regular, seja civil ou militar. Elas são utilizadas para pesquisas sobre comportamento de voo e para experimentação de novas tecnologias aeroespaciais.
Algumas características das aeronaves experimentais são:
- Não passam por processos de homologação detalhados pelo Estado.
- Podem ser construídas a partir de projetos próprios, kits pré-fabricados ou plantas de engenheiros aeronáuticos.
- Podem ser compradas em kits e montadas pelos proprietários.
São aprovadas para operações VFR diurnas, mas é possível solicitar e aprovar outros tipos de operação, mediante aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A aviação experimental é um ramo do aerodesporto que abrange aeronaves que não passaram por processos de homologação detalhados pelo Estado.
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