A penitenciária federal de Campo Grande também deverá passar por um pente-fino após a de Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, nesta quarta-feira (14). Os dois fugitivos estavam encarcerados em Mossoró desde setembro de 2023.

O presídio federal do Estado foi inaugurado em dezembro de 2006 e abriga nomes famosos, como de José Cláudio Arantes, conhecido como ‘Tio Arantes', um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). José Cláudio estava foragido desde 2021, quando foi preso no dia 6 de setembro de 2023.

A defesa de Tio Arantes chegou a justificar a fuga dizendo que era para tratamento médico. “Ele estava com dores agudas, visto que está com uma idade avançada, por isso, fugiu para a Bolívia, para fazer o tratamento”, alegou a defesa na época.

Também está entre os presos Adélio Bispo, encarcerado desde 2018 no Presídio Federal de Mato Grosso do Sul, acusado de desferir uma facada no ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

A penitenciária ainda é ocupada por ‘Marcinho VP', que estava encarcerado antes na penitenciária de Catanduvas. Marcio dos Santos Nepomuceno chegou à penitenciária logo após a transferência de Fernandinho Beira-Mar.

José Roberto da Compensa, chefe de facção criminosa no Amazonas, também ocupa uma das celas da penitenciária federal de . Ele seria o mandante do massacre com morte de 56 presos, em 2017, em Manaus.

Outro integrante da facção criminosa que ocupa uma das celas da penitenciária é Gelson Lima Carnaúba. Ele foi condenado a 48 anos de prisão. Paulinho Neblina ou Paulo Cézar Souza Nascimento Junior, suspeito de tramar resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, chefe do PCC, também está na penitenciária.

Ricardo Teixeira da Cruz, o ‘Batman', ocupa uma cela desde novembro do ano passado. Ele é apontado como chefe da no Rio de Janeiro. Thiago Pereira Silva, conhecido como ‘Thanos', foi transferido em agosto do ano passado.

O policial militar reformado Ronnie Lessa, de 51 anos, suspeito no caso do assassinato ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes, está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, desde dezembro de 2020. 

Pente-fino após fuga

Foi determinado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, um pente-fino nas penitenciárias federais do país após a fuga de dois detentos do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14).

As outras ficam em Mossoró, Rio Grande do Norte, Catanduvas, Paraná, Porto Velho, Roraima e Brasília, no Distrito Federal. As unidades têm cada uma 208 alojamentos. Não há superlotação nas cinco cadeias federais.

Uma equipe será enviada ao presídio para acompanhar as medidas a serem tomadas. Após o episódio, também foi determinado um pente-fino em todas as cinco penitenciárias federais do país. A também acompanhará os trabalhos.