Uma mulher de 37 anos morreu ao se jogar do viaduto da Avenida Afonso Pena sobre a Avenida Ceará em , região próxima ao Shopping Campo Grande, durante a noite desta quarta-feira (24). Após se atirar, ela foi socorrida por uma equipe da que passava pelo local.

O Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e a encaminharam para a Santa Casa de Campo Grande. Foi feita tentativa de reanimação, porém ela veio a óbito.

Onde conseguir ajuda psicológica em MS?

O especialista Edilson Reis explica como apoiar uma pessoa que está com depressão ou pensa em suicídio. “O que uma pessoa em sofrimento quer? Ela quer alguém para ouvi-la, alguém que se importe e não quer ficar sozinha. Mesmo assim, a pessoa às vezes comete suicídio porque a dor de viver é maior, mas não podemos julgar e nem condenar, precisamos respeitar”, explica Edilson.

Em Mato Grosso do Sul, há diversos programas de apoio psicológico em que o cidadão pode procurar ajuda.

GAV (Grupo Amor Vida): presta serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone: 0800 750 5554 (ligação gratuita) ou pelo e-mail precisodeajuda@grupoamorvida.ong.

Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil (exclusivo para agentes e familiares): conta com equipe multidisciplinar de psicologia, serviço social e capelania. Fazem plantão psicológico e encaminhamentos junto aos planos de saúde. Mais informações pelo telefone (67) 99627-6178.

CVV (Centro de Valorização da Vida): oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita, todos os dias, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

CAPS (Centros de Atenção Psicossocial): De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), qualquer pessoa pode ir até a uma unidade, onde será acolhida e passará por uma avaliação do quadro clínico em que será determinado se é necessário um atendimento ou psicológico de urgência – o que acontece em caso de crise – ou se poderá ser encaminhado a uma unidade básica para que inicie o protocolo de acompanhamento, por meio de encaminhamento. Confira aqui a lista e endereço dos CAPS em Campo Grande.