Uma mulher, de 30 anos, foi presa pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, em Corumbá, a 429 km de Campo Grande, na manhã dessa quinta-feira (24).

A mulher integrava um esquema com mateiros – que são exploradores de matas – especializados em caminhadas por dentro do e terreno do Pantanal, sendo responsável por organizar todo o transporte das drogas de até a Capital.

Com ela foram apreendidos três aparelhos celulares e um carro Chevrolet Astra, usado para fiscalizar a rodovia no dia que o entorpecente fosse transportado. 

A operação, que contou com policiais da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, também cumpriu um mandado de busca e apreensão em um segundo endereço. Porém, nada de ilícito foi encontrado no local.

A investigação continua em busca de identificar os criminosos e coibir o tráfico oriundo da região de fronteira.

Esquema criminoso

Os mateiros transportam as drogas em mochilas ou alforje – conhecida como sacolas de couro – pela mata. A vegetação que existe no entorno dos pontos de fiscalização policial de Corumbá a é o que dá a cobertura necessária a esses exploradores de matas. 

Eles são deixados pouco antes dos postos policiais, caminham pela mata – com a na mochila – e depois que passam pelos postos são recolhidos por veículos que ficam em alguns pontos da BR-262, já predeterminados.

Em um segundo endereço, foi dado cumprimento de mandado de busca e apreensão, mas nada de ilícito foi encontrado. As investigações continuam com a finalidade de coibir o tráfico oriundo da região de fronteira.