Um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), Elton Ramos da Silva, de 41 anos, foi preso nesta quarta-feira (3), em São Paulo. Conhecido como Índio do PCC tentou matar o senador paraguaio Robert Acevedo, em 2010, em Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã.

De acordo com a imprensa paraguaia, Elton estava foragido da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero e foi recapturado após operação da Polícia Militar em Diadema (SP).

Ele foi resgatado no Paraguai por um grupo armado que invadiu a unidade penal em 2011. Conforme a PM, o criminoso ainda estaria atuando como assassino de aluguel no Brasil, inclusive fazendo parte de um grupo de extermínio.

Tentativa de assassinato

Um grupo de pistoleiros atiraram contra o veículo de Robert Acevedo em abril de 2010. O parlamentar sobreviveu ao ataque, mas os atiradores acabaram matando o motorista do carro e um policial. Robert acabou morrendo em fevereiro de 2021 vítima do coronavírus.

Além de líder, Elton é apontado como um dos responsáveis pelo recrutamento e indicação de novos integrantes para o PCC. O Tribunal de Justiça de Brasília tinha expedido uma ordem de prisão preventiva ao criminoso.