Decisão da 5ª Vara Federal de Campo Grande aceitou denúncia contra um homem preso em 4 de maio na BR-060, na Capital, com uma carga de 325 mil maços de cigarros contrabandeados. O produto estava em um caminhão Scania atrelado a um semirreboque. O autor, que vive em Rondonópolis (MT), encontra-se detido no Presídio de Trânsito.

Conforme denúncia do MPF, o suspeito foi abordado por volta das 11h no km 375 da BR-060. Equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizava fiscalização de rotina e avistou a Scania R124, atrelada a um semirreboque, que fez manobra repentina para entrar no pátio de uma oficina às margens da via.

Diante disso, os policiais realizaram a abordagem. Então, o suspeito revelou que levava cerca de 650 caixas de cigarros de origem estrangeira para Campinas (SP). Foram contabilizados 325.000 maços de cigarros paraguaios da marca Eight, de importação proibida. Ainda segundo o MPF, registros fotográficos mostram que o caminhão estava “completamente cheio” de cigarros.

Preso com maços de cigarros já fez acordo de persecução

A Procuradoria descartou oferecer acordo de não persecução penal, já que o denunciado já teria recebido o benefício em um processo de 2020.

Considerando presentes a prova de materialidade e indícios de autoria do delito, o juízo da 5ª Vara Federal recebeu a denúncia contra o agora réu. Com isso, terá andamento o processo.

Ainda conforme a decisão, como a prisão preventiva saiu em 4 de maio e permanecem os motivos que a ensejaram, a reanálise da manutenção ocorrerá oportunamente. A decisão consta nesta quarta-feira (12) do Diário de Justiça Nacional.