Um homem de 51 anos morreu na manhã deste sábado (27) após passar mal enquanto jogava uma partida de futebol em um campo particular do bairro São Francisco, em Campo Grande.

A sobrinha registrou o boletim de ocorrência e informou que, por volta das 8h40, o tio jogou por 20 minutos e passou mal. Foi feito 40 minutos de tentativa de reanimação, entretanto, sem sucesso.

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados, mas sem êxito na reanimação.

Baixa umidade

Apesar da morte não citar as atuais condições extremas climáticas, Mato Grosso do Sul enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar e altas temperaturas, o que podem causar prejuízo à saúde.

Por conta da umidade extremamente crítica, a saúde pede cuidados extras. O ideal para a saúde é que a umidade esteja em 60%, porém, nas últimas semanas esse índice não está sendo registrado.

O instituto alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Segundo o clínico geral Dr. Renato Figueiredo, o que mais pode auxiliar a saúde nesse período começa pelo básico: tomar muita água. Uma atenção especial à hidratação é primordial em todas as épocas do ano, mas principalmente quando a umidade do ar está tão baixa.

“Nesse período, é comum sentir dificuldade para respirar, sangrar um pouco o nariz. Para algumas pessoas, esse tempo pode representar um risco à vida”, explica.