Inspeção realizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul identificou problemas de racionamento de água, falta de ventilação e superlotação nas celas do Estabelecimento Penal de Corumbá, cidade a 429 quilômetros de Campo Grande.
Durante a fiscalização, também foi identificada a falta de itens básicos e higiene, além também de colchões para todos os presos.
A inspeção foi realizada pelo Nuspen (Núcleo do Sistema Penitenciário) e coordenada pelo defensor público Arthur Demleitner Cafure.
“O objetivo foi o de verificar as condições de infraestrutura da unidade prisional e assegurar o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, ressalta o coordenador.
Segundo o defensor público, a ação também contou com a parceria da Defensoria Pública da União e do Conselho Penitenciário Estadual.
Considerando as irregularidades encontradas durante a inspeção, será elaborado um relatório detalhado para subsidiar a adoção de medidas administrativas e judiciais pela Defensoria Pública, visando à melhoria das condições carcerárias.