Marcus Vinicius da Silva dos Santos, 23 anos, foi condenado a 10 anos de prisão por matar a catadora de recicláveis Rita Helena Ivanhes Martines com um tiro no rosto e tentar assassinar o marido dela, no Portal Caiobá, em Campo Grande. 

O crime aconteceu em outubro de 2018 e Marcus foi julgado na manhã desta quinta-feira (9). 

O Conselho de Sentença condenou o rapaz por homicídio doloso simples em relação a catadora de recicláveis, aplicando pena de 6 anos de reclusão. 

Já em relação ao marido da mulher, Marcus foi condenado a 4 anos de prisão por homicídio doloso simples na forma tentada. O Júri decidiu que o regime inicial do cumprimento da pena será o fechado. 

Relembre o crime

A catadora de recicláveis Rita Helena Ivanhes Martinez, de 43 anos, foi assassinada na noite do dia 7 de outubro, com um tiro no rosto, no Portal Caiobá, em Campo Grande. O marido de Rita, que tinha 46 anos na época, ficou ferido com dois tiros.

Informações da Polícia Civil são de que o crime aconteceu por volta das 22 horas, sendo que moradores da região contaram que ouviram disparos, mas não viram quem seria o autor dos tiros.

Conforme denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Marcus tinha uma boca de fumo na região e as vítimas eram usuárias de drogas. Rita e o Marido teriam adquirido entorpecentes com o autor e restou uma dívida entre eles. 

Na noite do dia 7 de outubro, Marcus – na garupa de uma motocicleta -, desceu e efetuou os disparos em direção ao marido de Rita, atingindo o mesmo. Porém, mesmo ferido, ele conseguiu fugir. 

Depois, o autor efetuou outros tiros em direção a Rita. Ao perceber que a mulher teria sido atingida, o marido retornou ao local para tentar protegê-la, momento em que o autor efetuou outros disparos em sua direção, atingindo o homem novamente. 

Após o crime, Marcus e o comparsa – que conduzia a moto – fugiram do local sem prestar socorro. 

Quando a polícia e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local encontram a mulher morta caída no chão. O marido dela estava ferido com um tiro no pescoço e nas costas

Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa da Capital. O homem, mesmo ferido, tentou correr para pedir ajuda.

Local onde ocorreu o crime em outubro de 2018.