Um rapaz, de 22 anos, acabou preso na manhã deste domingo (18) por furtar 12 metros de cabos de uma fiação na região do bairro Pioneiros, em Campo Grande. O homem confessou o crime e disse que levaria os fios furtados para um local de reciclagens.

A PM (Polícia Militar) fazia rondas pelo bairro quando flagrou o homem com um saco de estopa, contendo dois rolos de fios de aproximadamente 12 metros e um gancho de 3 metros.

Em seguida, questionado sobre a origem do material, o homem disse que retirou de uma rede aérea numa rua de chão próxima à rodoviária. Ainda, afirmou estar à procura de um local para fazer a queima dos fios e retirar o cobre dos cabos.

O suspeito acabou sendo preso em flagrante. Na Delegacia, afirmou que levaria o cobre para um local de reciclagem próximo do Jardim Colibri.

Na manhã desta segunda-feira (19), o autor passou por audiência de custódia. O juiz responsável determinou a conversão da prisão em flagrante para preventiva.

Emaranhados

Dados da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande mostram que, em 2023, foram 107 casos de furto de fios, média de nove furtos por mês. Apenas nos seis primeiros meses de 2024, a Guarda atendeu 73 casos de furto de fios, o que corresponde a 70,8% do total do ano passado.

As sete regiões urbanas são acometidas pelo furto de fios, segundo dados da GCCO (Gerência do Centro de Controle Operacional) da Guarda Municipal. A maior incidência é na região do Anhanduizinho, com 18 atendimentos. Já o bairro com a maior concentração de atendimentos foi o Amambai, localizado na região Centro, com 8 furtos. A GCCO monitora diversas áreas da Capital sul-mato-grossense em tempo real, por videomonitoramento.

Na série de reportagens Emaranhados, do Jornal Midiamax, você conhece os caminhos de dois crimes distintos, praticados com o mesmo intuito: furto de fios e receptação de cobre.