A Força Nacional vai atuar em conjunto com a PF (Polícia Federal) em quatro ‘cidades-chave' para combater o tráfico de drogas e armas em Mato Grosso do Sul, são elas: , , e Dourados. Os agentes de foram convocados pelo ministro Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a decisão publicada nesta sexta-feira (12).

Em contato com o Jornal Midiamax sobre como serão os trabalhos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que “as atividades e ações a serem desenvolvidas seguirão planejamento integrado a fim de atender demandas apresentadas pela Polícia Federal no sentido de realizar policiamento ostensivo para garantir a segurança pública”.

O dos agentes de segurança pública é referente à Portaria 579/2024, que considera necessária a intensificação do controle de vias fluviais e terrestres nas quatro ‘cidades-chave' do estado sul-mato-grossense. 

Conforme a publicação feita no Diário Oficial do Estado, esse apoio vai acontecer em caráter episódico e planejado até dia 3 de maio.

O ministério ainda reforçou que há outra portaria vigente em relação ao emprego da Força Nacional em apoio à PF. É o trabalho que já vem ocorrendo para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio na região de fronteira e nas aldeias indígenas situadas no Cone Sul, que abrange as delegacias de PF em Naviraí, Ponta Porã e Dourados. 

Força Nacional em Mato Grosso do Sul

Nos últimos anos, o emprego da Força Nacional em sempre esteve relacionado com atuação em locais de conflitos fundiários.

Uma das últimas autorizações do Ministério da Justiça foi para atuação da força na região sul do Estado, em dezembro. Na época, conflito entre fazendeiros e indígenas ocorria em Iguatemi.

Em agosto do ano passado, a Força Nacional também foi deslocada pelo Governo Federal para atuar em Naviraí, outro local que teve episódios de conflitos fundiários.